Unknown
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0.

Todo mundo sabe o que são algarismos? São esses números aí em cima. Com eles escrevemos qualquer outro número, seja ele qual for e do tamanho que for, muito pequeno ou muito grande, até mesmo escrevemos o nada.

Alguns passos da evolução dos algarismos
Mas de onde vem a palavra "algarismo" e por que eles são chamados de "indo-arábicos"?

As pessoas preconceituosas quando são perguntadas sobre a região do Oriente Médio tendem a somente pensar em terroristas e a dizerem que todos os muçulmanos são potenciais terroristas. Mas elas se esquecem que a humanidade só chegou ao patamar em que estamos hoje, cheia de tecnologia, por causa do povo árabe.

Hoje em dia os números parecem algo bem fácil e trivial, mas nem sempre foi assim. Na Europa, um local sempre conhecido por ser evoluído, antes dos algarismos indo-arábicos utilizava um outro sistema, conhecido como algarismos romanos. Imaginem a dificuldade que eles tinham em fazer contas simples com os algarismos romanos. Não vou colocar nenhuma figura, isso vai ficar a cargo da sua imaginação. Tente pegar dois números romanos quaisquer e fazer uma conta de multiplicação, divisão, ou mesmo adição e subtração. Muito difícil, né?

Agradeça a ele, Leonardo Fibonacci
No início do século XIII (sim, ainda usamos os algarismos romanos em algumas situações) o matemático italiano Leonardo Fibonacci teve contato com a cultura árabe e conheceu os algarismos indo-arábicos, levando-os ao conhecimento dos europeus, que logo perceberam as vantagens que o sistema numérico árabe possuía em relação ao romano (pesquisem quais eram essas vantagens!). A partir de então a civilização ocidental passou a utilizar o sistema árabe e nunca mais parou.

Ah, faltou responder à primeira pergunta. Por que "algarismo"? Na verdade é o nome de um matemático iraquiano (isso mesmo, nascido em Bagdá), que se chamava...


Abū ‘Abd Allāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī

Abū ‘Abd Allāh Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī


Ele viveu há mais de 1.200 anos atrás. Reparem no último nome da pessoa em questão. Pronuncia-se algo como "alquarismi". Com o passar do tempo virou o que conhecemos como "algarismo". Ele é considerado o fundador da Álgebra (que também é uma palavra árabe).


Ufa!... A história dos algarismos indo-arábicos é realmente interessante. Há muito mais coisas a respeito dos algarismos, mas aqui eu quis deixar somente um resumão. Espero que gostem!
Categoria: edit post
0 Responses

Postar um comentário