Juliana Nogueira
   



      Não há uma palavra em português para definir o termo "bullying". Na realidade , refere-se a um conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente cometidas por um aluno – ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia.
      Trata-se de um isolamento intencional, dos apelidos inconvenientes, da super exposição de características de quem é simplesmente diferente...e ser diferente é normal!
As zoações magoam e constrangem,mas isso nada significa ao agressor, tendo em vista que seu ato de covardia geralmente se manifesta com os mais frágeis.Racismo e homofobia também alimentam esses indivíduos.
     Nos últimos 6 anos,tivemos em nossa Escola muito trabalho no sentido de conscientizar e coibir tais atitudes. Um trabalho de equipe, onde todos juntos nos tornamos mais fortes .
    Muitos casos já nos chegaram às mãos. Todos estampavam no olhar a dor e um pedido de ajuda.O sofrimento é imenso e apenas quando a criança se sente fortalecida e amparada por algum adulto em quem confie, é que ela vai expor toda a sua angústia. 
Sua alma grita por socorro...
      Medo é a palavra que rege a vida dessas crianças ou adolescentes. Mensurar o quanto isso afeta o seu lado psicológico é impossível.




      No futuro, as vítimas podem se tornar adultos com sentimentos negativos , baixa autoestima e tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo
      O "bullying" é, infelizmente, muito mais comum do que se pode imaginar e deve ser tratado com toda a seriedade possível. A vítima se sente fraca e incapaz de enfrentar uma situação tão adversa e precisa de ajuda para superá-la. Uma maldade! Uma verdadeira covardia!
      Pais, educadores e sociedade em geral : a busca pela integração  social é condição básica para o indivíduo. Educar nossos filhos no respeito às diferenças é vital ao desenvolvimento da saúde integral do ser humano que vive em sociedade.
  Saiba como lidar com este fenômeno que assombra a vida de tantas crianças e adolescentes. Nós, da "família" Rosa da Fonseca estamos juntos nesta luta!

                                   Contra o bullying e a favor da paz.
                                                                                 Patricia Nogueira- Coordenadora Pedagógica
Categoria: edit post
0 Responses

Postar um comentário