Ana
O projeto Nas asas do cordel foi desenvolvido nas aulas de história pelas turmas 1902, 1903 e 1904. O trabalho foi dividido em três fases: um primeiro momento de pesquisas (sobre literatura popular e o cordel no Brasil, gravura, os cordelistas brasileiros e o cordel nos dias de hoje); depois confeccionamos cartazes, trabalhando em pequenos grupos e, finalmente, cada um dos alunos produziu seu próprio cordel. A liberdade para escolha do tema permitiu que cada um escrevesse sobre o assunto de seu interesse, entre os mais cotados estão a amizade, o amor, as drogas, os esportes e, claro, nossa escola.





Os trabalhos realizados durante as três fases foram reunidos numa linda exposição inaugurada no dia 22 de maio de 2011, durante a Reunião de Pais e Responsáveis dos alunos da Escola Municipal Rosa da Fonseca. Além dos cartazes e dos cordéis escritos pelos alunos e outros de cordelistas famosos, a exposição, que foi montada de forma totalmente interativa, pois os visitantes tiveram a oportunidade de manusear e ler o conteúdo dos livretos, contou também com vídeos sobre o assunto, uma mostra dos materiais e matrizes de gravura (emprestadas pelo xilogravurista Ricardo Pereira, artista e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ), e um mural para que os visitantes construíssem um cordel de forma coletiva.

Instrumentos e Matrizes do xilogravurista Ricardo Pereira

O resultado, como se esperava, foi um grande sucesso! Mais de trezentas pessoas passaram por lá, entre alunos, responsáveis, professores e funcionários da escola. Se você também passou, deixe um comentário com as suas impressões sobre a exposição ou mesmos um comentário sobre os cordéis de que você mais gostou! Se você perdeu essa, não perca a oportunidade de conhecer os cordelistas da Rosa da Fonseca, garanto que não vai se arrepender!



3 Responses
  1. A exposição estava linda! E vale ressaltar que depois, ao longo da semana, os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com as obras da exposição.

    Parabéns, Carol!

    Bj.


  2. Eu também achei que o trabalho foi feito em alto nível de qualidade. Amei! Acho que este projeto, assim como outros que temos desenvolvido na escola, mostra que podemos, sim, fazer um trabalho interdisciplinar de fato. Há o comprometimento e o engajamento da equipe na integração, e a gente consegue mostrar para os alunos que, na verdade, o mundo é uma imensa colcha de retalhos, onde cada pedaço se conecta ao outro formando esse mosaico maravilhoso, sobre o qual temos a oportunidade de nos debruçar e estudar... O projeto "Nas Asas do Cordel", na minha opinião, é um sucesso, pois conseguiu promover isso de forma inconteste, pois não conectou apenas assuntos, mas a comunidade escolar como um todo.


  3. Foi um lindo trabalho realizado com enorme competência e qualidade.Parabéns a Professora Caroline e aos seus alunos.
    Bjs,
    Patricia Nogueira-Coordenadora Pedagógica


Postar um comentário