Unknown


Texto de André Narciso, aluno da turma 1901.




Nós temos acompanhado as Guerras nos países do Oriente Médio. Vemos as lutas, a dor e a glória das pessoas que antes estavam sob um domínio extremo e agora começam a ver a liberdade. Liberdade... Essa liberdade que eles tanto procuram, nós temos. A liberdade de dizer o que quisermos; a liberdade de seguir a religião que desejarmos e, principalmente, a liberdade de escolher o governante apropriado para nossos respectivos países.


Milhares de pessoas morreram e ainda estão morrendo. A guerra tem como resultado a morte de inocentes e a destruição de países. Porém, neste caso, foi a única saída para a paz. As pessoas se uniram e caminharam rumo à liberdade. Liberdade que hoje eles podem usufruir. Muitas pessoas morreram, mas nós vemos que isso não foi em vão. Hoje nós vemos uma grande estabilidade social e política em países como o Egito, a Tunisia e a Síria, e também há outros países caminhando para este mesmo caminho de paz através da guerra. Nestes casos não foi apenas guerra, foi REVOLUÇÃO.


"If we don't end war,war will end us." (H.G. Wells)

Fraternalmente,

André Narciso.
Categoria: edit post
6 Responses
  1. Unknown Says:

    Parabéns pela qualidade do texto, André. Bem crítico e oportuno para o momento em que esses países vivem.

    Só devemos saber que nem sempre a guerra é o melhor caminho e que há outros meios de se encontrar a paz.


  2. Bom,antes de tudo só queria dizer que nesse texto não há qualquer tipo de apologia as GUERRAS.Isso e só um pensamento que gira em torno de tudo que vem acontecendo no mundo atual,as transformações e etc...Nimguém disse que a guerra é o melhor caminho,porém,foi o único jeito que eles acharam de ir contra aquele governo corrupto.Morreram pessoas?sim morreram,más o que você acha melhor:a morte pela liberdade,conseguindo-á ou a submissão a pobreza e ao desprezo?PERGUNTE ISSO A VOCÊ MESMO OU A QUEM QUISER CRITICAR ESSE BELÍSSIMO TEXTO.


  3. Parabéns, André! Não se preocupe com o conteúdo do seu texto. Ele está bastante claro. Concordo perfeitamente com você. A submissão e o medo matam a iniciativa de qualquer ser humano. O medo leva à submissão. E esta permite que governos subjuguem sua população. Jamais aceite a submissão. Respeite o medo porque ele te preserva, mas jamais deixe de agir, falar, reivindicar ou lutar por causa do medo. Ninguém admira, nem muito menos respeita, os covardes. Com relação à guerra, não vou nem discutir aqui se ela é boa ou ruim, porque está claro para qualquer ser humano lúcido que não é boa. Além do mais seu texto não foi sobre guerra, não é mesmo? Corrija-me se eu estiver errada, mas seu texto foi sobre LIBERDADE, não é mesmo? Seu texto fala sobre a luta pela liberdade, não é? Alguém discorda de que vale a pena lutar pela liberdade?

    Parabéns, André Narciso!

    Liberdade sempre!


  4. Querido André, parabéns por seu texto. Realmente a liberdade é uma conquista,e seu texto trata muito bem disso.Porém, não posso deixar de registrar que acredito que a maior arma que temos é a nossa voz.Gandhi, líder político e espiritual da Índia soube utilizar-se engenhosamente desse instrumento e com isso reergueu o orgulho de sua gente, abalada pela dominação e deu muito que pensar àqueles que se consideravam “superiores” e por isso dominavam.
    Em tempo:a vida é um dom precioso e devemos preservá-la sempre.São vocês alunos de hoje que serão os líderes de amanhã e que hão de modificar tanta desigualdade e sofrimento que ainda hoje vemos em nossa sociedade.
    Prepare-se bastante André, para que em um futuro bem próximo você possa se utilizar de palavras e não de armas como muitos fazem ,para lutar por dias melhores para todos nós.
    E viva a Educação!!!Esse sim é o maior instrumento de transformação social.
    Beijos querido e muito obrigada por sua colaboração.

    Patricia Nogueira- Coordenadora Pedagógica.


  5. Em tempo: parabéns pela escolha das fotos.São, na minha opinião, duas das mais significativas da História Mundial. Você poderia procurar os autores para colocar os créditos?
    Beijos.
    Patricia Nogueira - Coordenadora Pedagógica


  6. Exatamente Alexandra,eu falo muito sobre a guerra,más,principalmente eu estou falando da liberdade que lhes foi tirada.A tirania é uma coisa tão primitiva,que é inaceitável que isso ainda exista.Só o vídeo já diz tudo o que é preciso,e,eu apenas estou usando esta grande arma chamada "internet" para expor meus pensamentos.Tudo está nas nossas mãos,eu não mais me sentirei acomodado ao ver injustiças,seja aqui ou em outros países,a internet e nossa grande VOZ,na qual eu luto pelos dias melhores,e esses dias estão chegando.E eu não tenho a menor dúvida de que a EDUCAÇÃO e nossa maior arma.



    Fraternalmente,André Narciso.


Postar um comentário