Ana
(Atividade de recuperação de História - turma 1803)

Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre os Direitos Humanos na escola, nos jornais, no rádio e até mesmo no cinema. Quem não lembra da polêmica discussão sobre o assunto trazida pelo filme Tropa de Elite 2? Mas, afinal, o que são os Direitos Humanos e como as aulas de história sobre a Revolução Francesa podem nos ajudar a pensar sobre isso?


De forma resumida, a Revolução Francesa foi um movimento político e social que questionava os privilégios da nobreza e do clero e o poder absoluto do Rei. Na época, por volta de 1789, a França enfrentava uma grave crise econômica, e a maioria de trabalhadores do campo e pequenos proprietários carregavamo peso de excessivos impostos. A indústria ainda funcionava de forma artesanal e comércio também enfrentava dificuldades.

Entre as grandes conquistas do revolucionários está a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, proclamada naquele mesmo ano, assegurando perante a lei o direito à liberdade, à igualdade, à propriedade e de resistência à opressão . Essa declaração, inspirada em algumas idéias defendidas pelos iluministas, serviu de base para a construção de diversas constituições de estados democráticos e a Revolução Francesa inspirou uma série de outros movimentos revolucionários nos séculos seguintes; ela simboliza a luta pelo fim dos privilégios sociais e pela dignidade humana.


A Liberdade guiando o povo, Eugène Delacroix, 1830.

Durante o século XX, os diversos conflitos que ganharam destaque no cenário internacional contribuíram para o aprofundamentos das discussões sobre os direitos do homem. Em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelas atrocidades cometidas por exemplo pelo governo nazista, a comunidade internacional mobilizou com objetivo de manter a paz e a segurança entre os países e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Retomando os ideais da Revolução Francesa, o documento serve como guia para se lidar com a questão da dignidade humana, mas não pode ser impostas aos países, funcionada como uma recomendação.


Se você curtiu o assunto e deseja saber mais (ou está mesmo precisando recuperar a nota de História), continue estudando e pesquise mais sobre o tema para participar das atividades a seguir:

1) Você acha que os Direitos Humanos ainda são violados no Brasil e no mundo hoje em dia? Pesquise alguns exemplos na internet.

2) Quem é responsável por fiscalizar que os Direitos Humanos sejam assegurados?

3) Afinal, os Direitos Humanos são mesmo importantes para a sociedade brasileira atual? Justifique sua opinião.


Para consultar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada na França em 26 de agosto de 1789:

http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/tratados/1789homem.htm

Para consultar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948:

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm



Categoria: edit post
17 Responses
  1. Ana Says:

    Assim como no quiz anterior, utilizem os espaço destinado aos comentários para as respostas:

    1 -

    2 -

    3 -


    Aluno: (nome completo) Turma:


  2. Queria ter tido a oportunidade de ter aprendido História assim...O post ficou muito bom, parabéns!
    Bjsssssssssss.


  3. Linda a sua postagem! Chamar o aluno pra participar do Blog é o nosso objetivo, não é Carol? Vamos fazer a "inclusão digital" desses alunos! Vamos ensinar aos que já tem intimidade com a internet, que ela é uma ferramenta de estudo e pesquisa!

    Parabéns pela postagem!

    Bj.


  4. Ana Says:

    Fico feliz que o post tenha agradado, porque estudar história pode ser muito legal! E pode ser melhor ainda com a participação e envolvimento dos alunos, realmente esse é nosso maior objetivo.
    Beijinhos.


  5. A Revolução Francesa é algo que me encanta e que me faz admirar a França e os franceses. Eu chego a me emocionar quando o assunto é a Revolução Francesa. Que História tem os franceses!

    " Liberdade, Igualdade e Fraternidade " . Quem não lutaria sob esse lema?

    Estou ansiosa pra começar a ver a o que pensam os alunos sobre esse assunto.


  6. 1. Concerteza! Mesmo o Brasil assinando séries de convenções, tratados e declarações, diariamente pessoas sofrem por terel seus direitos violados. Humilhadas, maltratadas e até assassinadas impunemente. Exemplo: Na Paraíba, trata-se do caso do Frei Anastácio, da CPT em João Pessoa, condenado a quatro anos e dez meses de cadeia por formação de quadrilha, resistência à prisão, transgressão e não cumprimento de ordem judicial. Tudo isso resultado da defesa dos direitos mais elementares dos pobres ocupantes de terra envolvidos em disputas rurais. (fonte: http://www.mariliaguimaraes.com/2010/03/1996-direitos-humanos-violados-no.html)

    2. O Ministério Público Federal.

    3. Sem dúvidas!! No Artigo 4, quando diz, "A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo..." quer dizer, nenhuma prática de violência é considerada "boa" em muitos aspectos. E o final do Artigo 4 explica muita coisa, "...o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei." A Lei é quem determina os limites, e todos os privilégios da liberdade tem um direito de igualdade. Só esse final explica tudo.

    - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Nome: Lucas Mesquita de Oliveira.
    Turma: 1803.
    N°: 16.


  7. camilinha... Says:

    1-Sim.O Brasil sofre por ter seus direitos violados, Hoje em dia uma pessoa é executada é o responsável por isso continua impune."Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade. Todos esses casos tiveram exemplos ocorridos de forma sistemática no Brasil em 2008, segundo o Relatório Anual da Anistia Internacional (organização não governamental que luta por direitos humanos), divulgado nesta quinta-feira (28/5), em Londres".

    2-O Ministério Público Federal.

    3-Concerteza, no artigo IV " Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". Isso quer dizer que hoje em dia ninguém é escarvo de ninguém, as pessoas que tem mais condições deve tratar o proximo como uma pessoa normal(Igual as outras).

    Nome: Yasmim Damiana
    Turma:1803
    n°:31


  8. Leonardo Says:

    1- Extermínio;
    Tortura;
    Racismo;
    Discriminação;

    2- O Ministério Público Federal.

    3- Sim , muitas pessoas precisam

    Nome : Matheus Rocha. n° 19
    Nome : Thayná Miranda. n° 30
    Nome : Anderson Leonardo. n° 37
    Classe: 1803


  9. Banda Replay Says:

    1- Sim ,o crescimento da violência no Brasil é causada, sobretudo, pela ausência de uma política efetiva de reforma agrária no país. Segundo o economista José Juliano de Carvalho Filho, em artigo publicado no relatório, os quatro anos do governo Lula foram marcados pelo esvaziamento da proposta e da concepção da reforma agrária. “Estudos mostram que as metas do programa não foram alcançadas e que os dados de famílias assentadas foram divulgado de forma, no mínimo, enganosa”, afirma. “Os documentos informam que os assentamentos aconteceram principalmente em terras públicas e na Amazônia. A política agrária posta em prática não incomodou o latifúndio e chegou a beneficiar o agronegócio”, escreve.

    2- O Ministério Publico

    3- Sim todos tem ter o direitos iguais independete das condições financeiras.

    Nome: Ana Karollina M. P. da Silva Turma::1803 N° 04

    Nome:Matheus dos Santos Gomes Turma: 1803 N° 20

    Nome: Caio da Silva Mello Turma: 1803 N° 38


  10. Ana Says:

    1-sim, Mesmo o Brasil assinando séries de convenções, tratados e declarações, diariamente pessoas sofrem por terel seus direitos violados.

    2-O Ministério Público Federal.

    3-Sim,ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas".


  11. Ana Says:

    Jullian,Marcos,Yngrid
    T:1803
    N:14,18,32


  12. Ai Carol! Que lindo! Ver esses alunos falando da política nacional com argumentos sérios e embasados! Que emoção minha amiga! Tô muito feliz de ver isso!

    Mil beijos e abraços pra vc!


  13. Queridos alunos! Parabéns! Lindo ver o amadurecimento das discussões políticas de vcs.
    Vou morrer de alegria!

    Mil bjs.


  14. regisfelipe Says:

    1-Sim.O Brasil sofre por ter seus direitos violados, Hoje em dia uma pessoa é executada é o responsável por isso continua impune."Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade. Todos esses casos tiveram exemplos ocorridos de forma sistemática no Brasil em 2008, segundo o Relatório Anual da Anistia Internacional

    2-O Ministério Público Federal.

    3 Concerteza, no artigo IV " Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". Isso quer dizer que hoje em dia ninguém é escarvo de ninguém, as pessoas que tem mais condições deve tratar o proximo como uma pessoa normal(Igual as outras).

    nome felipe da silva regis
    turma 1805
    n;09


  15. Unknown Says:

    1-Sim.O Brasil sofre por ter seus direitos violados, Hoje em dia uma pessoa é executada é o responsável por isso continua impune."Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade. Todos esses casos tiveram exemplos ocorridos de forma sistemática no Brasil em 2008, segundo o Relatório Anual da Anistia Internacional

    2-O Ministério Público Federal.

    3 Concerteza, no artigo IV " Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". Isso quer dizer que hoje em dia ninguém é escarvo de ninguém, as pessoas que tem mais condições deve tratar o proximo como uma pessoa normal(Igual as outras).


    Nome: Davi Da Silva
    Turma: 1805
    N°:08


  16. Unknown Says:

    1- Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade.Entre outros

    2- Ministério Público Federal.


    3- Sim; isso é importante pois muitas pessoas lutaram para poder ter direitos, e cada pessoa merece o direito de poder fazer o que quer, e caso algo e impeça ela pode recorrer ao direitos humanos e pode fazer o que quer (a não ser que seja ilegal), sem falar que isso ajuda crianças, etc


  17. Unknown Says:

    Nome: nathalia ribeiro
    turma: 1805
    n° 19


Postar um comentário