Ana



Para pagar uma dívida histórica com a população negra brasileira, depois de séculos de escravidão, de violência e exploração, nos últimos anos vem se discutindo vários projetos de políticas afirmativas com objetivos de diminuir as desigualdades sociais. Como exemplo disso, temos os sistemas de cotas para negros nas universidades públicas, que é a reserva de vagas para garantir uma porcentagem mínima de estudantes negros no ensino superior.


O que você acha disso?


Os alunos das turmas 1902, 1903 e 1904 vem debatendo sobre esse assunto há algumas semanas. nas aulas de história, leia algumas opiniões a seguir e, se você ainda não tem opinião formada à respeito, pesquise mais sobre este tema e fique ligado no que se fala sobre as cotas por aí: é muito importante que elas sejam discutidas por toda sociedade.


Nas universidades públicas do Brasil a maioria dos estudantes são brancos, mais depois que o governo viu isso, foi criado o sistema de cotas para as universidades para que os negros tenham direito a 20% das vagas nas universidades públicas. Assim que essa lei foi criada, será mais fácil fazer do Brasil um país sem preconceito, pois os negros também têm os seus direitos nas universidades públicas brasileiras”.

(Lucas dos Reis, turma 1904)


“Sistema de cotas é o sistema que determina certa quantidade de vagas para os indivíduos nas cores negras e pardas nas universidades.

Eu acredito que todo tipo de sistema de cotas serve para diminuir a desigualdade enfrentada pelos cotistas (Racial, Social... etc.), fato que infelizmente é real. A desigualdade existe! Mais o que acredito mesmo é que se houvesse educação de qualidades para todos, sem distinção de raça ou poder aquisitivo, o sistema de cotas não seria necessário! Pois ele faz parecer, às vezes, que os cotistas são incapazes de concorrer com outros por problemas intelectuais, o que não é verdade!!

De um lado as cota podem aumentar o preconceito, pois todos deveriam ter direitos, e não deveria ter as cotas. Mas enquanto não houver igualdades no ensino e vagas nas faculdades para todos, o sistema de cotas é uma forma de garantir o aceso aqueles que sofrem com o preconceito e a má qualidade de educação brasileira”.

Bianca carvalho (turma 1904)


A questão da desigualdade social não pode ser resolvida pela instituição de cota nas universidades, esse problema está na sociedade e na falta de uma boa educação nas escolas públicas, o que é responsabilidade do governo.

Eu acho esse sistema super preconceituoso, pois não avalia a capacidade do aluno e sim a cor da pele da pessoa. O sistema deve ser feito com uma prova para avaliar a capacidade do aluno e não pela sua pele ser negra.

O sistema de cota não resolve o problema da desigualdade social. Pois, mesmo com as cotas, não é garantido que o jovem termine o curso: como pode um jovem da classe média baixa ou pobre, que precisa trabalhar, estudar numa universidade pública em que o curso por ele escolhido é diurno?

Nas universidades públicas, os cursos mais procurados são diurnos, alguns com dois turnos. Assim, quem precisa trabalhar, não pode fazê-los”.

(Yanca Catunda Morais, turma 1904)
2 Responses
  1. Carol,adorei participar dos debates. As crianças deram um show!Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho realizado em nossa Escola.

    Patricia Nogueira- Coordenadora Pedagógica


  2. rhay Says:

    Sim isso eu sei mas eu queria saber se ,,,, Cotas para negros em universidades é mais uma forma de preconceito ???


Postar um comentário