Isabella

A Mostra de Talentos desse ano terá como tema a cultura afro brasileira. Prosseguindo com a ideia de mostrarmos a imensa contribuição cultural dos africanos para a nossa formação, vamos falar do prato mais típico do Brasil: a feijoada!

Reza a tradição, que a feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.

Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos.

Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada.

Na verdade, não há como saber com certeza a autenticidade desse relato. A busca pelas origens da feijoada exige uma pesquisa que nos permita juntar peças e montar um quebra-cabeças a partir de depoimentos e documentos de época que demonstrem quando e como esse tradicional prato foi sendo construído.





2 Responses
  1. Ana Says:

    Apreciar a feijoada e deliciar um pouquinho de história me parece uma ótima combinação! Além disso, podemos refletir mais sobre nossa identidade reconhecendo em nosso cotidiano a forte presença das tradições africanas. Adorei:)


  2. Feijoada é a cara do Rio...conhecer sobre sua origem é muito interessante.Parabéns pela postagem Isabella.


Postar um comentário