Alexandra Ferreira

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data).Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começou a desenvolver uma doença e aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.

Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões, em Ouro Preto.

Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.

A obra de Aleijadinho

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.

Morreu em Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois de sua morte. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/aleijadinho/

Inspirados por obras de Aleijadinho e pelo Barroco Mineiro, os alunos das turmas 1801 e 1803 já começaram a produzir para a Mostra de Talentos.

A proposta de trabalho foi: desenho de observação com grafite; material utilizado pelos alunos: folha branca e lápis grafite HB, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B.


Bom trabalho, meus queridos artistas!

Categoria: edit post
1 Response
  1. Mais um belíssimo trabalho. Parabéns! Nossa "V Mostra de Talentos " será um sucesso!


Postar um comentário