Isabella


Será que apenas a feijoada é a única herança culinária dos africanos. Qual a importância desse povo na nossa formação? que outras contribuições eles nos deixaram? O texto abaixo elaborado por alunos da turma 1703 pretende responder algumas dessas questões:



Os negros foram muito importantes na nossa cultura, ainda mais na culinária.
Para entendermos mais da culinária dos africanos, precisamos entender sua condição de escravo no período colonial.
Aprisionados na África e viajando em péssimas condições até chegar ao Brasil, os negros não traziam nenhuma bagagem e nem ingredientes culinários nos bolsos.
Nos engenhos de açúcar, para onde foram levados os escravos, as negras eram responsáveis pela alimentação dos senhores brancos, e passaram a adaptar sua arte culinária. Na carência de alimentos e ingredientes típicos de sua cultura, improvisavam com os que encontravam aqui. A mandioca por exemplo, era utilizada quando não tinha o inhame. Na falta das pimentas que utilizavam na África, aproveitavam o azeite-de-dendê, que já conheciam da sua terra.
Os animais eram muitos frequentes nos cardápios das senzalas e passaram a incorporar os cardápios dos colonizadores.
Da culinária afro-brasileira é muito comum o uso do caldo dos alimentos. Proveniente tanto do próprio alimento assado ou cozido, quanto do alimento preparado com água e sal, o caldo deu origem a pratos típicos da cozinha brasileira, como o Angu (caldo com farinho de milho), e o pirão (caldo com farinha de mandioca), já conhecido pela cultura indígena.
O modo africano na arte de cozinhar e temperar incrementou elementos culinários de portugueses e indígenas e foi determinante para explicar o desenvolvimento da culinária brasileira.

Pesquisa: Ana Beatriz, Beatriz, Ester, Evelyn, Lucas e Mariana
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-culinaria-afro-brasileira/culinaria-afro-brasileira-2.php
2 Responses
  1. Ana Says:

    Olá Profa. Isabela, parabéns pelo trabalho, ficou muito legal, adorei! Acho que vou me arriscar na receita da feijoada:)


  2. Unknown Says:

    não resposta toda erada não presto mesmo que nada!!!!!!!!!!!!


Postar um comentário