Isabella
Independente da polêmica sobre a origem da feijoada, sabemos que o feijão é um alimento soberano no Brasil. Algumas curiosidades sobre esse alimento:


O feijão pertence ao grupo com melhores proteínas vegetais. Existe feijão para gosto de cada pessoa: feijão com bacon e melado, feijões mais graúdos, brancos ou vermelhos. Pode ser comido frito ou refrito, sem caldo e com pimenta.
Mas a verdade é que o povo que soube tirar mais proveito foi o brasileiro, nenhum povo soube tirar tanto proveito do feijão como o brasileiro. O feijão é soberano no Brasil, na feijoada, no acarajé e nos demais pratos como complemento para carne, arroz e legumes.
Desde os tempos coloniais o feijão é uma unanimidade. Um viajante chamado Carl Seidler, que esteva de passagem por aqui no Brasil em 1826, disse:
"O feijão preto, é o predileto dos brasileiros; nas mais distintas mesas, acompanhado de um pedaço de carne seca ao sol e toucinho à vontade. Não há refeição sem feijão, só o feijão mata a fome. É nutritivo e sadio, mas só depois de longamente acostumado ao paladar europeu, pois o gosto é áspero, desagradável..."
Os europeus estranhavam o gosto por ser desconhecido. Na Europa, as pessoas estavam acostumadas com favas, lentilhas e ervilhas, que são "aparentadas" do feijão. Mas o fato é após séculos, o feijão continua com o mesmo prestígio.
A variedade preferida no Rio de Janeiro é o feijão preto, herança dos tempos da corte do Brasil Império. Ele tem a casca delicada e é ideal para fazer a feijoada.

Pesquisa: Bianka, Erik, Joyce, Marco, Natasha e Renata.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/feijao/feijao-1.php
0 Responses

Postar um comentário