Isabella
Nem toda a turma concordou com a versão tradicional sobre a origem da feijoada. Um segundo grupo elaborou um texto baseado em outra ideia:


A explicação popular sobre a origem da Feijoada é a de que o senhores das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar forneciam aos escravos os "restos" dos porcos. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita. Segundo Carlos Augusto Ditadi, técnico em assuntos culturais do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, essa origem da feijoada não passa de lenda.
O escravo não podia ser simplesmente maltratado, pois custava caro e era a base da economia. Devia comer três vezes ao dia, ao almoçar às 8 horas da manhã, jantar à 1 hora da tarde e cear às 8 até as 9 horas da noite. No cardápio dos escravos encontramos o angu de fubá de milho, ou de farinha de mandioca, além do feijão temperado com sal e gordura, e algum pedaço de carne de vaca ou porco. Não existe nenhuma referência conhecida a respeito da feijoada.
Um recibo de compra de 30 de abril de 1889 num açougue em Petrópolis mostra mostra que consumia-se carne verde, de vitela, carneiro, porco, lingüiça, lingüiça de sangue, fígado, rins, língua, miolos e molhos de tripas. O que comprova que não eram só escravos que comiam esses ingredientes, e que não eram de modo algum "restos". .
Portanto, o mais provável é que a feijoada teve origem a partir de influências européias.
Pesquisa: Alex, Bruno, Caio, Luiz Felipe, Renato, Weverton
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada_(Brasil)
0 Responses

Postar um comentário