Alexandra Ferreira
Para as turma 1802 e 1804

Era meio-dia e a caatinga brilhava à luz incandescente do Sol. O pequeno Calango deslizou rápido sobre o solo seco, cheio de gravetos e pedras, parando na frente do majestoso Mandacaru, que apontava para o céu seus espinhos, os grandes braços abertos em cruz.

- Mandacaru! Mandacaru! Eu ouvi os homens conversando lá adiante e eles estavam dizendo que, como a caatinga está muito seca e cor de cinza, vão trazer do estrangeiro umas árvores que ficam sempre verdes quando crescem e estão sempre cheias de folhas.

- Mas que novidade é essa? - falou a Jurema.

- Coisa de gente besta - disse o Cardeiro, fazendo um muxoxo irritado e atirando espinhos para todo lado.

- Eu é que não acredito nessas novidades - sussurrou o pequeno e tímido Preá.

A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça de um lado para o outro e, como se achasse que não valia a pena falar, ficou em silêncio.

E no outro dia, bem cedinho, os homens já haviam plantado centenas de arvorezinhas muito agitadas, serelepes e faceiras, que falavam todas ao mesmo tempo na língua lá delas, reclamando de tudo: do Sol, da poeira, dos bichos e das plantas nativas, que elas achavam pobres, feias e espinhentas. Enquanto falavam, farfalhavam e balançavam os pequenos galhos, que iam crescendo, ganhando folhas e ficando cada vez mais fortes.

Enquanto isso, as plantas da caatinga, acostumadas a viver com pouca água, começaram a notar que essa água estava cada vez mais difícil de encontrar. As raízes do Mandacaru, da Jurema e do Cardeiro cavavam, cavavam e só encontravam a terra seca e esturricada.

O Calango então se reuniu com os outros bichos e plantas para encontrar uma solução. E foi a velha Cobra quem matou a charada:

- Quem está causando a seca são essas plantinhas importadas e metidas a besta! Eu me arrastei por debaixo da terra e vi o que elas fazem: bebem toda a nossa água e não deixam nada para a gente.

- Oxente! - gritou o Calango. - Então vou contar isso aos homens e pedir uma solução.

Mas logo o Calango voltou, triste e decepcionado.

- Os homens não me deram atenção - disse. - Falaram que eu não tenho instrução, não fiz universidade e que eu estou atrapalhando o progresso da caatinga.

E todos os bichos e plantas ficaram tristes, mas estavam com tanta sede que nem sequer puderam chorar: não havia água para fabricar as lágrimas. Por muitos dias ficaram assim e quando estavam à beira da morte houve um movimento: era o Preá, que levantou o narizinho, farejou o ar e, esquecendo a timidez, gritou:

- Estou sentindo cheiro de água!

- É mesmo! - gritaram todos.

- O que será que aconteceu? - perguntou a Jurema.

- Eu vou ver o que foi - e o Calango saiu veloz, espalhando poeira para todos os lados.

O Mandacaru estirou os braços, espreguiçou-se e sorriu:

- Estou recebendo água de novo! Hum... É muito bom! Mas vejam! O Calango está de volta com novidades!

E espichando meio palmo de língua de fora, morto de cansado pela carreira, o Calango contou tudo.

- As pequenas bandidas verdes, depois de beber quase toda a água da caatinga, estavam ameaçando a água dos rios e dos açudes perto das cidades. Os homens então viram o perigo e deram fim a todas elas. Estamos salvos!

E todos ficaram alegres, sentindo a água subir pelas raízes. Olharam para o céu azul da caatinga, aquele céu claro, o Sol brilhante, olharam uns para os outros e viram que eram irmãos, na mesma natureza, no mesmo tempo, na mesma Terra.

E a velha Cobra, desenroscando-se toda lentamente, piscou o olho e concluiu:

- É como dizia minha avó: cada macaco no seu galho!


Conto de Clotilde Tavares, ilustrado por Flavio Morais

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/tempo-bichos-falavam-634274.shtml

Prof. Deives

Excelente iniciativa que ajuda na economia do lar, numa alimentação saudável sem agrotóxicos, ou seja, preservando os nutrientes do vegetal e sem substâncias nocivas ao organismo. Além disso, é possível dar um novo destino para garrafas e outros recipientes plásticos que, como lixo no ambiente, demorariam centenas de anos para se deteriorarem.
Prof. Deives
Alexandra Ferreira
Para os alunos das turmas 1802, 1804, 1902 e 1903. Vamos responder ao Quiz de História da Arte?


1) Vik Muniz, artista plástico brasileiro conhecido no mundo inteiro, consegue utilizar a fotografia como meio de representação de um diálogo com a História da Arte, que chega ao entendimento de todos pela simplicidade dos materiais que utiliza, quebrando a ideia de que arte é algo que só quem lida com ela entende. Que tipo de material o artista utilizou para criar este painel?


2) Nome do importante fotógrafo brasileiro que em seus livros apresenta a cultura e a biodiversidade brasileiras. Foi o primeiro fotógrafo brasileiro convidado pela revista National Geographic para produzir uma edição especial denominada "Bichos do Brasil".


3) Nome do artista que realiza diversas das suas esculturas em árvores resultantes de queimadas, manifesta inquietação diante da devastação da natureza pelo homem, que "continua sem saber como aproveitar a floresta sem destruí-la." O seu desconforto ante essa realidade acaba resultando em fonte inspiradora para o trabalho, que traduz de forma tocante os seus sentimentos e o seu protesto. Toda a sua obra se constitui num grito pungente da natureza viva, ameaçada de morte.


4) Nome do artista que transmite otimismo através de sua arte. Nesta obra, denominada Britto's Garden, ele nos apresenta a sua visão otimista da relação entre ser humano e meio ambiente.
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Ana

Entre os dias 20 e 22 de junho desse ano de 2012, nossa cidade vai sediar um evento de grande importância para o futuro saudável do planeta e das próximas gerações, isso é o que se espera do Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que se repete 20 anos depois da Eco92.

Mas, afinal, o que mudou nesses 20 anos? Será que o mundo está tomando um caminho diferente daquele adotado durante séculos em uma história repleta de degradação e violência contra o meio ambiente e o ser humano?

Como a conferência não tem papel deliberativo, ou seja, necessita da boa vontade dos representantes dos governos em todo mundo para que os assuntos discutidos saiam do papel, as Organizações não-Governamentais e os movimentos sociais e empresariais já começam uma mobilização para pressionar e propor pautas de políticas públicas aos governos.

Entre os 7 problemas mais críticos que terão prioridade no debate durante a Rio+20, estão:

Emprego

Energia

Cidades

comida

Água

Oceanos

Desastres

Cada um desses problemas merecerá um debate específico em nosso blog, fique por dentro!


Para saber mais sobre o Rio+20, acesse também:

Agenda preparatória da Rio+20 - http://prezi.com/tpxnhnc3qetb/rio20-roadmap/

Site oficial da Rio+20 - http://www.uncsd2012.org/rio20/

Site da ONU no Brasil - http://www.onu.org.br/rio20/

Revista Fórum

http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_materia.php?codMateria=9261

Juliana Nogueira
"ROSA DA FONSECA, UM LUGAR ONDE  CONHECIMENTO E VALORES ANDAM DE MÃOS DADAS."

 A E.M. Rosa da Fonseca realiza desde o ano de 2003 uma campanha intensiva contra o Bullying.


Nossa Escola promoveu durante esta semana,palestras que envolveram todas as turmas;o objetivo foi o de conscientizar e estimular a discussão sobre o tema.
 

Os alunos estão em processo de produção de desenhos, frases e redações que irão decorar os Murais da U.E., estimulados e coordenados por seus professores.
Assistam o vídeo produzido pelo Prof. Rafael com seus alunos do 9ºano de 2011 sobre o tema e que fez parte da Semana de Conscientização da Rosa da Fonseca.


MAS AFINAL, O QUE É BULLYING?


O Bullying é a intimidação, uma prática de exclusão, uma
violência que se manifesta por atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas, mesmo não apresentando
nenhum motivo explícito. Embora muitos entendam que
se trata daquela velha brincadeira, que sempre existiu,
às vezes sem graça, em que pessoas são apelidadas
conforme suas particularidades, na verdade, o
bullying não é uma brincadeira.
É sem dúvida um problema mundial presente em todas as
escolas e outras instâncias da sociedade, não estando
restrito a nenhum tipo especifico de instituição.
O gordinho é o “bola sete”, “baleia”, “rolha”; o rico é o
“filhinho de papai”, “playboy”; quem usa óculos é o
“quatro-olhos”; o negro é o “neguinho” ou “negão”; e o
inteligente, é o “CDF”.
Bullying traduzido ao pé da letra, seria algo como intimidação.Para ser ainda mais claro, importa dizer que quem sofre com bullying é aquele aluno que é perseguido, humilhado,intimidado, ignorado ou excluído, não sendo  capaz de reagir nem demonstrar seu sofrimento em razão da timidez.


Não podemos tratar o bullying apenas como "uma brincadeira de mal gosto". Brincadeira é pular corda, jogar queimado, pique esconde, amarelinha e tantas outras...
Bullying é coisa séria,e ponto final. 



Referência:www.mp.pb.gov.br








Juliana Nogueira
A E. M. Rosa da Fonseca apresenta a todos vocês:
2012



Sugerido inicialmente pelas professoras Angélica Fontes (Ciências) , Alexandra (Artes) e Caroline (História), a proposta foi bem recebido pela comunidade escolar devido a relevância do tema, a possibilidade de um trabalho interdisciplinar e principalmente por contemplar os objetivos propostos por nosso PPP.  



CONCEITO 

De maneira simples, define-se meio ambiente como .tudo
aquilo que nos cerca, englobando
os elementos da natureza como a fauna, a flora, o ar, a água, sem esquecer os seres humanos.
O conceito de meio ambiente é global e percebemos isso nas relações de equilíbrio entre os
diversos elementos.

O meio ambiente é um tema transversal, que pode ser explorado nas diversas disciplinas.
Desenvolvimento humano e sustentabilidade
Hábitos de higiene e saúde
Dados estatísticos
Dengue
Vida em sociedade
Tecnologia e qualidade de vida

São várias as possibilidades de se trabalhar o tema em sala de aula.

Queridos alunos, assistam este vídeo e vamos promover um debate sobre o nosso COMPROMISSO com o meio ambiente e com a vida.

  

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero
                               humano não a ouve."
                                                           Victor Hugo

BOM ESTUDO!

Alexandra Ferreira

Olá!

Vamos aprender um pouco sobre ecossistemas e assistir o vídeo?


Lembrem-se: Uma mente esperta deixa mais aguçado o olhar do artista! (Alexandra Ferreira)


Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.[1]

Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, osolo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema



Partindo do conceito de ecossistema apresentado acima, comente a seguinte questão:

Por que o ser humano precisa manter equilibrados os diferentes ecossistemas existentes no Planeta Terra?

Juliana Nogueira
RIO DE JANEIRO 
MUITO ALÉM DO CARTÃO POSTAL...



Todos nós CARIOCAS de nascimento ou de coração desejamos que cada cantinho desta Cidade Maravilhosa seja cuidada com carinho, a fim de que possamos deixar para as futuras gerações uma cidade mais humana e feliz.
Nosso Projeto de 2012 sobre o meio ambiente, faz parte do compromisso da E.M. da Rosa da Fonseca com a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade e consequentemente de toda cidade do Rio de Janeiro.


Nosso bairro é lindo,você precisa conhecer!
Dados do bairro:


 
  • Área Territorial (2003): 1.075,67 hectares
  • Total da População (2000): 13.691
  • Total de Domicílios (2000): 3.854
  • Região Administrativa: XXXIII - Realengo

ALGUMAS BELEZAS DO NOSSO BAIRRO:
                       Estação de trem da Vila Militar-Deodoro


    Paróquia de São Sebastião - Vila Militar

    Complexo Esportivo de Deodoro
    Foto: Agência

    Nossa homenagem à Cidade do Rio de Janeiro por seu 447º aniversário.
    P A R A B É NS!!!
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    RIO, QUEM AMA CUIDA!!!
    De Norte a Sul e de Leste a Oeste,o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa!!!
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    <><><><><> Você acha que conhece bem a nossa cidade? Identifique dos bairros abaixo aquele (s) que você já visitou.
    Bairro Zona/Região
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                 FIM
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