Ana
As alunas Anna Beatriz Pereira e Valesca Mothe da turma 1804 discutem a seguir a importância das fontes alternativas de energia para mundo atual:

Energia Eólica

O debate sobre as fontes alternativas de energia é importante por causa do consumo crescente e o impacto ambiental e social causados pelas fontes de energias tradicionais, que levam os representantes do mundo todo a pensar em novas alternativas para geração de energia elétrica. No Brasil, mais de 90% da energia elétrica do país é gerada em grandes usinas hidrelétricas, o que provoca grande impacto ambiental, tais como alagamento dessas áreas e a consequente perda da biodiversidade local. 

O mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. O petróleo , por exemplo, considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começaram a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o inicio de sua utilização efetiva. O carvão, um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável. A energia nuclear, da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. 

O uso das fontes tradicionais de energia, portanto, se mostra como uma grande ameaça ao meio ambiente. As chamadas "fontes alternativas de energia", além de não prejudicar a natureza, são renováveis. Exemplos de fontes renováveis incluem a energia solar (painel solar, célula fotovoltaica), a energia eólica (turbina eólica, cata-vento) e a energia hídrica (roda d aguá, turbina aquática) e a biomassa (matéria de origem vegetal). E estes acontecimentos tem certa forma, fortalecido o movimento em busca de novas fontes alternativas de energia. 

O termo fonte alternativa de energia não deriva apenas de uma alternativa eficiente, ele é sinônimo de uma energia limpa, pura, não poluente, a principio inesgotável e que pode ser encontrada na natureza. 
Valesca Mothe



Seria interessante que os representantes dos países que estarão presentes na Rio+20 discutissem as fontes alternativas de energia, pois elas desgastam menos nosso meio ambiente, enquanto as fontes que mais utilizamos, como o petróleo e o carvão, por exemplo, provocam sérios danos ao meio ambiente, como por exemplo o aumento dos gases do efeito estufa, que é um dos responsáveis pela elevação da temperatura média da Terra.

A energia eólica é aquela que ajuda na produção de eletricidade e bombeamento da água, por meio do vento; a geotérmica utiliza o calor da própria Terra; já a energia solar, que é abundante, permanente e renovável, não gera poluição, nem prejuízos ambientais.
     Anna Beatriz Pereira


Para saber mais sobre os impactos ambientais causados pelo uso de energia, consulte o site a seguir, criado por alunos de uma escola da cidade de Manaus-AM:

http://impactosambientaisgrupo8.blogspot.com.br/


Atividade para as turmas 1804 e 1805:
No espaço para comentário, responda as questões abaixo. 
Lembre-se de se identificar (nome e turma)


1) Cite exemplos de fontes de energia não poluentes.
2) Quais as principais fontes de energia você utiliza no seu dia-a-dia? De onde vem essa     energia?
3) Explique o que é energia geotérmica.
4) Você sabe o que é energia nuclear? Pesquise a respeito e justifique se esse tipo de energia causa ou não impactos negativos ao meio ambiente.
28 Responses
  1. Cleydison Says:

    1) R: A energia eólica (do ar);
    A energia solar (do sol);
    A energia elétrica (hidroelétrica);
    A energia geotermal (aguas quentes),;
    A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal),
    A energia das ondas do mar.

    2)R: Uso a energia elétrica. A energia vem da light que fornece energia para minha casa .

    3)R: Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    4) R: A energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta são constituídos por minúsculas partes conhecidas como moléculas. Estas moléculas, por sua vez, são formadas por átomos.

    Vantagens:
    - não contribui para o efeito de estufa (principal);
    - não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.;
    - não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
    - não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
    - pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
    - grande disponibilidade de combustível;
    - é a fonte mais concentrada de geração de energia
    - a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;
    - a tecnologia do processo é bastante conhecida;
    - o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;
    - não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

    Desvantagens: - necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos*;
    - necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
    - é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
    - os resíduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos;
    - dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
    - pode interferir com ecossistemas;
    - grande risco de acidente na central nuclear.


  2. Nome:Jose eduardo alves Turma:1.804 n 15

    1)Energia solar
    Energia eolica
    Energia hidroeletrica.etc

    2)Uso energia eletrica vem da light


    3)A geotermica ea energia gerada pelo calor


    4)Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos.


  3. Lançamentos Says:

    1) A energia eólica (do ar);
    A energia solar (do sol);
    A energia elétrica (hidroelétrica);
    A energia geotermal (aguas quentes),;
    A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal),
    A energia das ondas do mar.

    2)energia elétrica ,vem dá LIGHT Companhia de Energia Elétrica

    3)
    Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.

    Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.

    4)Introdução

    A energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta são constituídos por minúsculas partes conhecidas como moléculas. Estas moléculas, por sua vez, são formadas por átomos.

    Entendento a Energia Nuclear

    Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.

    Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança. O Brasil, por exemplo, possui três usinas nucleares (uma está inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). O grande problema das usinas nucleares é que devem ser tomadas diversas medidas de segurança, pois em caso de acidente, as conseqüências para o homem e meio ambiente são trágicas e extremas.

    A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares. Vários países do mundo possuem esta tecnologia, sendo que Estados Unidos e a Rússia possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastação destas bombas é enorme. Além de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruição material, provocam diversos tipos de doenças nos sobreviventes, entre elas o câncer. No final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos lançaram bombas deste tipo nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, causando grande destruição e milhares de mortes.

    Curiosidade:

    - O primeiro fenômeno nuclear ocorreu em 1896. O pesquisador H Becquerel descobriu a emissão de radioatividade pelo urânio.

    aluno:matheus vital
    turma:1804
    numero:22


  4. Unknown Says:

    1) Cite exemplos de fontes de energia não poluentes.
    A energia eólica
    A energia solar
    A energia elétrica
    A energia geotermal
    A biomassa

    -* *-
    2) Quais as principais fontes de energia você utiliza no seu dia-a-dia? De onde vem essa energia?
    Energia Elétrica , Vem das Usinas Hidrelétricas
    que passa pela Light Companhia de Energia Elétrica

    -* *-
    3) Explique o que é energia geotérmica.
    A energia Geotérmica pode ser chamada também de Geotermal , por que ela e chamada assim pois Geo significa terra e Térmica está relacionada a quantidade de calor .Essa energia é obtida a partir do calor proveniente da Terra. Esse tipo de energia existe desde que o nosso planeta foi criado, sendo assim, é a mais antiga de todos os tipos de energias.
    -* *-
    4) Você sabe o que é energia nuclear? Pesquise a respeito e justifique se esse tipo de energia causa ou não impactos negativos ao meio ambiente.

    E uma energia liberada numa reação nuclear,A energia nuclear ela pode danificar muito ao meio ambiente pode interferir com ecossistemas,causar grande risco de acidente na central nuclear .

    Aluna : Valesca Mothé Marinho
    Turma : 1804
    Numero : 31


  5. Anônimo Says:

    Que beleza de postagem!!!
    Que orgulho dos nossos alunos!!!
    Parabéns Carol pelo excelente trabalho!!!


  6. lucas-caos Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  7. Anna Beatriz Says:

    1) Cite exemplos de fontes de energia não poluentes.
    R: Energia eólica, solar, elétrica.

    2) Quais as principais fontes de energia você utiliza no seu dia-a-dia? De onde vem essa energia?
    R: Energia elétrica, normalmente, de Usinas: Nucleres, Hidroeletricas ou termoeletricas

    3) Explique o que é energia geotérmica.
    R: Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra.

    4) Você sabe o que é energia nuclear? Pesquise a respeito e justifique se esse tipo de energia causa ou não impactos negativos ao meio ambiente.
    R: Energia nuclear: é a energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. Não causa impactos.

    Nome: Anna Beatriz de Souza Pereira
    Turma: 1804
    Número: 05


  8. didi Says:

    1) Cite exemplos de fontes de energia não poluentes.
    R: Energia eólica, solar, elétrica,geotermal.

    2) Quais as principais fontes de energia você utiliza no seu dia-a-dia? De onde vem essa energia?
    R: Energia elétrica, normalmente, de Usinas: Nucleres, Hidroeletricas ou termoeletricas

    3) Explique o que é energia geotérmica.
    A energia Geotérmica pode ser chamada também de Geotermal , por que ela e chamada assim pois Geo significa terra e Térmica está relacionada a quantidade de calor .Essa energia é obtida a partir do calor proveniente da Terra. Esse tipo de energia existe desde que o nosso planeta foi criado, sendo assim, é a mais antiga de todos os tipos de energias.

    4) Você sabe o que é energia nuclear? Pesquise a respeito e justifique se esse tipo de energia causa ou não impactos negativos ao meio ambiente.
    R: Energia nuclear: é a energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. Não causa impactos.

    nome:jose weverton turma:1901 numero:18


  9. lucas-caos Says:

    1)Energia eólica, solar, elétrica,energia geotermal 2)Energia elétrica, Vem das Usinas Hidrelétricas 3)A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde a calor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra 4)A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatómicas. Esta é libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares.

    Esta energia provém do urânio, principalmente, mas também pode ser do tório e do plutónio, se bem que nos principais casos e do urânio. A energia nuclear é responsável por 16% da eletricidade consumida no mundo — e também por alguns dos piores pesadelos da humanidade. A concretização de um deles, o acidente na usina de Chernobyl, na Ucrânia, colocou o mundo em choque em 1986. Agora, o planeta novamente assiste com apreensão aos vazamentos nucleares no Japão, que tiveram início após o devastador terremoto que atingiu o país na última sexta-feira. As usinas nucleares são consideradas uma fonte de energia limpa porque emitem pouco carbono e, por isso, não contribuem para o aquecimento global – mas é impossível ignorar os riscos que elas representam aos países que as abrigam.

    O acidente de Chernobyl, que se tornaria o maior desastre nuclear da história, ocorreu na madrugada do dia 26 de abril de 1986, durante um teste de rotina do reator número 4 da usina. Por um erro dos técnicos, o processo de reação nuclear em cadeia se descontrolou, aquecendo a água que deveria resfriar o reator. Seguiram-se uma explosão e um incêndio que durou dez dias, espalhando toneladas de material radioativo por uma área de 150.000 quilômetros quadrados.


  10. Ana Says:

    Olá, queridos alunos, vamos refletir mais sobre alguns aspectos que aparecem nas respostas de vocês?!

    1o. Não podemos esquecer que as hidroelétricas causam sérios problemas ambientas que afetam tanto a fauna e a flora, provocando mudanças ao ecossistema, como também causam sérios impactos na vida das populações indígenas e ribeirinhas que vivem dos rios onde elas são construídas. Por isso elas não são um bom exemplo de fonte de energia limpa:)

    2o. Será que a única fonte de energia que nós utilizamos em nosso dia a adia é a elétrica? Ninguém anda de ônibus ou de carro? para que os automóveis se movimentem é preciso que a energia seja gerada por alguma fonte, certo? Que fonte é essa?


  11. regisfelipe Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  12. regisfelipe Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  13. Gabriel Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  14. regisfelipe Says:

    felipe silva 1805 n 09

    1 Energia Hidroelétrica(da água) Eólica(do vento), gás natural, calor subterrâneo, energia solar,

    2 Energia elétrica, normalmente, de Usinas: Nucleres, Hidroeletricas ou termoeletricas

    3 Energia geotérmica é a energia adquirida a partir do calor que provêm da Terra, mais justamente do seu interior. Devido a necessidade de adquirir energia eléctrica de uma forma mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de usufruir esse calor para a geração de electricidade.

    4Energia nuclear é obtida através de modificações realizadas no núcleo dos átomos. Você sabia que a energia nuclear, usada fundamentalmente para gerar eletricidade, também é aplicada na agricultura, na preservação dos alimentos, na medicina, na indústria aeronáutica e na indústria farmacêutica? A radioatividade tem muitos usos.


  15. Nathalia Says:

    1 : A energia eólica (do ar); A energia solar (do sol);A energia elétrica (hidroelétrica);A energiageotermal (aguas quentes),;A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal), A energia das ondas do mar.

    2 : Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas


    3: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    4 : Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
    Sim, causa muitos danos,pois todas as actividades relacionadas com o seu uso trazem efeitos desagradáveis tanto para o Ambiente como para o Ser Humano.

    NOME: Nathália Julia de Souza Ribeiro
    N°: 19
    TURMA: 1805


  16. Gabriel Says:

    1)R: Energia eólica, solar, elétrica,geotermal.

    2)R: Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas

    3)R:Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.

    Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.

    4)R: A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatómicas. Esta é libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares.

    NOME:Gabriel
    Numero:10
    Turma:1805


  17. historia Says:

    nome patrick santos

    turma 1805

    1 A energia eólica (do ar); A energia solar (do sol);A energia elétrica (hidroelétrica);A energiageotermal (aguas quentes),;A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal), A energia das ondas do mar.




    2 Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas





    3 é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.





    4 Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
    Sim, causa muitos danos,pois todas as actividades relacionadas com o seu uso trazem efeitos desagradáveis tanto para o Ambiente como para o Ser Humano.


  18. Unknown Says:

    1 : A energia eólica (do ar); A energia solar (do sol);A energia elétrica (hidroelétrica);A energiageotermal (aguas quentes),;A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal), A energia das ondas do mar.

    2 : Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas


    3: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    4 : Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
    Sim, causa muitos danos,pois todas as actividades relacionadas com o seu uso trazem efeitos desagradáveis tanto para o Ambiente como para o Ser Humano.



    Nome : Davi Da Silva
    Turma: 1805
    N:08


  19. Que lindo ver postagem e comentários dos nossos alunos! Tô tão feliz com essa participação mais ativa deles! Parabéns, professora e alunos! Bjs.




  20. 1 : A energia eólica (do ar); A energia solar (do sol);A energia elétrica (hidroelétrica);A energiageotermal (aguas quentes),;A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal), A energia das ondas do mar.

    2 : Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas


    3: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    4 : Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
    Sim, causa muitos danos,pois todas as actividades relacionadas com o seu uso trazem efeitos desagradáveis tanto para o Ambiente como para o Ser Humano.

    turma:1805 n:22


  21. piter Says:

    1 : A energia eólica (do ar); A energia solar (do sol);A energia elétrica (hidroelétrica);A energiageotermal (aguas quentes),;A biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal), A energia das ondas do mar.

    2 : Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas


    3: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    4 : Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
    Sim, causa muitos danos,pois todas as actividades relacionadas com o seu uso trazem efeitos desagradáveis tanto para o Ambiente como para o Ser Humano.

    Nome:Piter de Medeiros
    N:23
    Turma:1805


  22. 1. Eólica; Solar; Biomassa; Geotermal.

    2. Usina hidrelétrica de Itaipu entre Brasil e Paraguai.
    Energia hidrelétrica é um tipo de energia concebida a partir da força das águas, geralmente utiliza um rio para impulsionar as turbinas, além dos desníveis do relevo ou quedas construídas pelo homem. Apesar de aparentemente não ser nociva ao ambiente, a geração de energia a partir de usina hidrelétrica requer a construção de enormes reservatórios que represam as águas de um rio de modo que formem quedas, responsáveis por movimentar as turbinas. Diante disso, percebemos que, ao represar um rio, enormes áreas são inundadas, cobrindo florestas, matando animais, comprometendo rios menores e seus peixes, além de fazendas antigas, povoados, cidades e etc.
    3. Energia geotérmica é obtida a partir do calor proveniente da Terra. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade.
    4. A energia nuclear é a produção de energia elétrica utilizando a fissão nuclear dentro de um reator nuclear para gerar calor para alimentar uma turbina a vapor para geração de eletricidade. Os resíduos radioativos é produzido como um produto a produção de energia nuclear. A energia nuclear só causa impacto ambiental se houver vazamento.

    Nome: Laryssa Bizareli
    Número: 12
    Turma: 1805


  23. Este comentário foi removido pelo autor.

  24. 1. A energia eólica, energia solar, energia elétrica, biomassa (matéria orgânica, origem animal ou vegetal).

    2.Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas.

    3. Energia geotérmica,energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior.

    4.Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos.
    A energia nuclear só causa impacto ambiental se houver vazamento.

    Nome: sarah helena
    n.:26
    t.:1805


  25. 1)Energia eólica, solar, elétrica,geotermal.

    2)Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas.

    3)Energia geotérmica é obtida a partir do calor proveniente da Terra. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores.

    4) a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos. Num reator nuclear ocorre em uma seqüência multiplicadora conhecida como "reação em cadeia".
    Energia de um sistema derivada de forças coesivas que contêm protons e neutrons juntos como o núcleo atômico.
    É a quebra, a divisão do átomo, tendo por matéria prima minerais altamente radioativos, como o urânio.
    Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a realização de um trabalho para manter essa estrutura, implicando, em conseqüência, na existência de energia no núcleo dos átomos com mais de uma partícula. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a ENERGIA NUCLEAR.

    Nome:Jullian Gonçalves.

    N:11

    Turma:1805


  26. 1- A energia eólica (do ar),A energia solar (do sol),A energia elétrica (hidroelétrica)e A energia geotermal (aguas quentes).

    2- Energia elétrica de Usinas: Nucleres e Hidroeletricas.

    3- Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

    A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.

    Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.

    4- A energia nuclear baseia-se na radioactividade que, em 1885 foi descoberta por Becquerel.De acordo com a física, a energia nuclear é aquela que mantém os protões e os neutrões juntos e que, quando estes são separados (fissão nuclear) é libertada. Esta energia é então aproveitada para a produção, por exemplo, de electricidade, tendo, no entanto, outras aplicações em áreas diversas.Mas, a fissão, para além de libertar energia, emite também neutrões, e sobretudo radiação, sendo os raios gama os mais frequentes. É este factor que pode tornar prejudicial a utilização deste tipo de energia pois pode provocar danos não só no ser humano, como também em plantas, animais e mesmo em terrenos agrícolas. Para a realização de todo o processo de produção de energia, a matéria-prima mais utilizada é o urânio, visto que tem grande carga nuclear. Desta forma liberta grandes quantidades de energia. Outra particularidade deste elemento é a presença de radioactividade, o que faz com que a energia libertada seja mais eficaz (maior potência). O plutónio também pode ser usado, visto que apresenta semelhanças com o urânio. Como estes elementos são relativamente abundantes na natureza, a produção de energia eléctrica através da nuclear já é uma das alternativas para um futuro próximo. Para sustentar este argumento, podemos referir que uma pequena porção de urânio ou plutónio resulta numa enorme quantidade de energia eléctrica. O que, comparativamente ao carvão seria vantajoso, pois numa central termoeléctrica é necessário bastante carvão para se produzir energia. No entanto, existem alguns riscos e consequências que serão desenvolvidos mais à frente. Através dos inquéritos realizados, descobrimos que algumas pessoas pensam que a energia nuclear é renovável. Esta afirmação é falsa, pois a matéria utilizada não é reutilizável e pode esgotar-se.
    A unidade mais utilizada para medir a radioactividade é C (Curie), em homenagem a Marie Curie. No entanto, existem outros, tais como Gray.

    Nome: Thaís Alameida Pinheiro.

    Número: 30.

    Turma: 1805.


Postar um comentário