Juliana Nogueira
                           
               MANIFESTO DAS TURMAS 1802 E 1804 POR UM MUNDO SUSTENTÁVEL
         Professora Patricia Menezes

Dentro de nosso projeto de meio ambiente, os alunos das turmas 1802 e 1804, coordenados pela professora de Português Patricia Menezes, produziram um documento que nos leva à reflexão sobre o que pensamos para nosso Planeta.
 Queremos compartilhar com vocês ( e por que não com o Mundo...).

TEXTO PRODUZIDO PELA TURMA 1802 PARA O RIO +20

 

Bom dia. Somos alunos da Escola Municipal Rosa da Fonseca, turma 1802. Temos entre 13 e 14 anos e moramos aqui no Rio de Janeiro, cidade que está sediando um evento tão importante como este.

Estamos aqui em nome de todos os brasileiros para falar sobre os problemas e consequências que a humanidade vem causando não só ao nosso país ,mas também ao mundo e para buscarmos uma solução para esses fatores.

Um desses problemas tem a ver com o lixo que produzimos todos os dias e com as pequenas atitudes que poderíamos tomar, como guardar nossas latinhas de refrigerante e papéis de bala para descartá-los em lixeiras adequadas.

Outro problema tem a ver com as indústrias e veículos que realizam queima de combustível, provocando a poluição do ar. Deveríamos conseguir uma solução ecologicamente correta para que nosso mundo melhorasse bastante. Poderíamos optar mais por usar bicicletas ou meios de condução que não poluíssem o ar, como carros flex ou elétricos; as indústrias poderiam produzir uma quantidade menor de gases poluentes, mesmo que para isso tivessem de diminuir a quantidade de produtos que fabricam.

Certos problemas vêm destruindo florestas e animais que são nossas riquezas.

No entanto, se não fazemos a nossa parte, o governo também não nos estimula. Não vemos, nas ruas, muitas lixeiras seletivas ou uma fiscalização severa nas indústrias que poluem nosso ar e nossas águas.

Infelizmente, torna-se cada vez mais comum vermos crianças e adultos passando necessidades, como: fome, frio e falta de abrigo.Sabemos que na maior parte dos países aqui representados existe uma renda mais do que suficiente para a população total ter uma vida digna, mas hoje em dia a economia passa a ser mais importante do que a vida de um ser humano. Podemos buscar soluções analisando alguns países, como a Alemanha. Nossa turma aprendeu com o professor de Geografia que o governo alemão é obrigado a dar alimentação às famílias que não tenham de onde tirá-la e com quantidades de alimentos necessários para cada família. Não entendemos por que no nosso país não temos esse benefício. Milhares de brasileiros passam fome, famílias com dificuldades. Realmente nós não entendemos, temos de fazer algo porque se deixarmos isso acontecer, pode ser tarde.

Nós achamos que o Brasil precisa melhorar, mas somos apenas estudantes e, ainda não podemos fazer muito para que o mundo melhore. Por isso estamos aqui para pedir aos senhores e senhoras, pois são aqueles que têm o poder e condições adequadas para que isso aconteça, já que são líderes em seus países.

Queremos agradecer a atenção de todos e esperamos que essas discussões que acontecerão aqui possam efetivamente nos trazer melhorias e que entendamos que todos devem participar para um mundo melhor. Obrigado. 

  

TEXTO PRODUZIDO PELA TURMA 1804 PARA A RIO +20

 

     Olá. Somos um grupo de estudantes da Escola Municipal Rosa da Fonseca e estamos representando o Brasil neste evento mundial. Nós viemos falar sobre o meio ambiente. Desmatamentos, desperdícios e outros problemas ambientais.

     Hoje em dia a população do mundo inteiro não está se importando com a natureza. O homem está tão mais preocupado em ganhar dinheiro e com seus próprios negócios que não percebe que está destruindo ou prejudicando algo.

     Estamos perdendo nossas florestas com queimadas para a construção de prédios, pontes, viadutos e rodovias e, por conta disso, estamos perdendo vidas silvestres. Esses animais saem de seus habitats naturais por falta de comida e abrigo; muitos vêm para as grandes cidades e acabam morrendo. Outros são presos em cativeiros ou vendidos em comércios ilegais.

     Milhares de animais são mortos para abastecer a indústria de confecção de roupas. As espécies entram em extinção devido à ambição humana.

     Outro problema que enfrentamos é a poluição. A queima de combustível é um dos processos que prejudica nosso planeta, produzindo diferentes e nocivos gases, aumentando o número de casos de doenças respiratórias na população, chegando a levar à morte.

     Nossas águas estão ficando poluídas porque muitas pessoas estão jogando lixo e empresas jogam óleo ou deixam vazar substâncias tóxicas. Esse tipo de poluição tem matado várias espécies que vivem nessas águas e também prejudicado os seres humanos.

     Nós não estamos propondo coisas absurdas, como não utilizar mais carros ou só usar velas e, sim, coisas mais simples como a criação de leis que façam as pessoas reciclarem o lixo ou incentivando o uso de placas solares.

     Recentemente é muito triste ver que lugares tão lindos desaparecerão em breve. E o mais triste é saber que quem causou tudo isso fomos nós, seres humanos. Nós pensamos em muitas coisas para o nosso futuro, mas quanto mais pensamos no futuro não cuidamos do nosso presente. Pensamos no futuro e continuamos errando. É ruim saber que nos prejudicamos e prejudicamos o lugar onde moramos e pode ser que ele não exista mais quando chegar o nosso futuro. Futuras gerações não poderão ver como o mundo um dia foi belo.

      Nós agradecemos a atenção de todos e que nossa opinião sirva para melhorar o planeta e ajudar as gerações futuras. Obrigada. 

 


4 Responses
  1. Parabéns,meninos! O pensamento de vocês refletido nesses textos é de imensa colaboração para nossa escola e para todos que realmente queiram fazer algo pelo planeta. Um abraço fraterno em todos que participaram desse trabalho.


  2. Queridos alunos, que orgulho!
    Precisamos acordar para essa realidade que tanto nos preocupa.Porém, não podemos nos esquecer que as pequenas ações que partem de cada um de nós se tornam grandes realizações quando somadas.
    Parabéns Patricia pelo trabalho,ficou ótimo!


  3. Parabéns meus queridos alunos das turmas 1802 e 1804. Orgulhos da Rosa da Fonseca! Amo vcs.


  4. Beatriz Says:

    Gostei muito dos nossos texto, sobre o Meio Ambiente. e espero que nós conseguimos fazer o possivel para melhora, pois ás nossas atitudes não estão sendo boas e agente não estamos pensando como estamos prejudicando o Meio Ambiente.

    Beatriz Marcolino
    Turma: 1802 N:7


Postar um comentário