Juliana Nogueira
 
VOCÊ CONHECE LUIZ GONZAGA?


No dia 13 de Dezembro de1912, uma sexta-feira, nasce, na fazenda Caiçara, terras do barão de Exu, o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que na pia batismal da matriz de Exu recebe o nome de Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo).

    Aos sete anos, Luiz já pegava sua enxada. Mas preferia ficar olhando o pai consertar sanfonas e observar como se tocava esse instrumento. Januário era sanfoneiro respeitado em toda a região. E Luiz via o pai tocar, estudando os movimentos dos dedos, louco para experimentar o fole.

Um dia, o pai na roça, Santana na beira do rio, Luiz pegou uma sanfona velha e começou a tocar. Com poucas tentativas já conseguia tirar melodias do instrumento. Foi quando a mãe chegou e lhe deu um safanão. Não queria um filho sanfoneiro que se perderia no sertão. Mas Januário gostava das tendências musicais do filho. Deixava o filho ir tocando as sanfonas que vinham de longe para serem consertadas. Só se assustou quando um dono de um terreiro muito concorrido, pediu licença para Luiz tocar num baile. O menino irrequieto e cheio de iniciativa, já andara tocando por lá, sem que Januário soubesse, fazendo grande sucesso.
 
 O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi "Asa Branca", que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
 
Essa foi apenas uma pequena parte da linda trajetória do nosso "Rei do baião". Conheça um pouco mais através do nosso Projeto da Sala de Leitura que celebra o seu centenário. 
 
O vídeo a seguir ilustra bem a vida do nosso "Rei do Baião".

 
Esperamos por vocês em nossa Sala de Leitura!

Fontes:
http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=31
 http://www.reidobaiao.com.br/biografia-abril-cultural
1 Response

Postar um comentário