De forma resumida, a Revolução Francesa foi um movimento político e social que questionava os privilégios da nobreza e do clero e o poder absoluto do Rei. Na época, por volta de 1789, a França enfrentava uma grave crise econômica, e a maioria de trabalhadores do campo e pequenos proprietários carregavamo peso de excessivos impostos. A indústria ainda funcionava de forma artesanal e comércio também enfrentava dificuldades.
Entre as grandes conquistas do revolucionários está a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, proclamada naquele mesmo ano, assegurando perante a lei o direito à liberdade, à igualdade, à propriedade e de resistência à opressão . Essa declaração, inspirada em algumas idéias defendidas pelos iluministas, serviu de base para a construção de diversas constituições de estados democráticos e a Revolução Francesa inspirou uma série de outros movimentos revolucionários nos séculos seguintes; ela simboliza a luta pelo fim dos privilégios sociais e pela dignidade humana.
A Liberdade guiando o povo, Eugène Delacroix, 1830.
Durante o século XX, os diversos conflitos que ganharam destaque no cenário internacional contribuíram para o aprofundamentos das discussões sobre os direitos do homem. Em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelas atrocidades cometidas por exemplo pelo governo nazista, a comunidade internacional mobilizou com objetivo de manter a paz e a segurança entre os países e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Retomando os ideais da Revolução Francesa, o documento serve como guia para se lidar com a questão da dignidade humana, mas não pode ser impostas aos países, funcionada como uma recomendação.
Se você curtiu o assunto e deseja saber mais (ou está mesmo precisando recuperar a nota de História), continue estudando e pesquise mais sobre o tema para participar das atividades a seguir:
1) Você acha que os Direitos Humanos ainda são violados no Brasil e no mundo hoje em dia? Pesquise alguns exemplos na internet.
2) Quem é responsável por fiscalizar que os Direitos Humanos sejam assegurados?
3) Afinal, os Direitos Humanos são mesmo importantes para a sociedade brasileira atual? Justifique sua opinião.
Para consultar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada na França em 26 de agosto de 1789:
http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/tratados/1789homem.htm
Para consultar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948:
http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
Assim como no quiz anterior, utilizem os espaço destinado aos comentários para as respostas:
1 -
2 -
3 -
Aluno: (nome completo) Turma:
Queria ter tido a oportunidade de ter aprendido História assim...O post ficou muito bom, parabéns!
Bjsssssssssss.
Linda a sua postagem! Chamar o aluno pra participar do Blog é o nosso objetivo, não é Carol? Vamos fazer a "inclusão digital" desses alunos! Vamos ensinar aos que já tem intimidade com a internet, que ela é uma ferramenta de estudo e pesquisa!
Parabéns pela postagem!
Bj.
Fico feliz que o post tenha agradado, porque estudar história pode ser muito legal! E pode ser melhor ainda com a participação e envolvimento dos alunos, realmente esse é nosso maior objetivo.
Beijinhos.
A Revolução Francesa é algo que me encanta e que me faz admirar a França e os franceses. Eu chego a me emocionar quando o assunto é a Revolução Francesa. Que História tem os franceses!
" Liberdade, Igualdade e Fraternidade " . Quem não lutaria sob esse lema?
Estou ansiosa pra começar a ver a o que pensam os alunos sobre esse assunto.
1. Concerteza! Mesmo o Brasil assinando séries de convenções, tratados e declarações, diariamente pessoas sofrem por terel seus direitos violados. Humilhadas, maltratadas e até assassinadas impunemente. Exemplo: Na Paraíba, trata-se do caso do Frei Anastácio, da CPT em João Pessoa, condenado a quatro anos e dez meses de cadeia por formação de quadrilha, resistência à prisão, transgressão e não cumprimento de ordem judicial. Tudo isso resultado da defesa dos direitos mais elementares dos pobres ocupantes de terra envolvidos em disputas rurais. (fonte: http://www.mariliaguimaraes.com/2010/03/1996-direitos-humanos-violados-no.html)
2. O Ministério Público Federal.
3. Sem dúvidas!! No Artigo 4, quando diz, "A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo..." quer dizer, nenhuma prática de violência é considerada "boa" em muitos aspectos. E o final do Artigo 4 explica muita coisa, "...o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei." A Lei é quem determina os limites, e todos os privilégios da liberdade tem um direito de igualdade. Só esse final explica tudo.
- - - - - - - - - - - - - - - - -
Nome: Lucas Mesquita de Oliveira.
Turma: 1803.
N°: 16.
1-Sim.O Brasil sofre por ter seus direitos violados, Hoje em dia uma pessoa é executada é o responsável por isso continua impune."Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade. Todos esses casos tiveram exemplos ocorridos de forma sistemática no Brasil em 2008, segundo o Relatório Anual da Anistia Internacional (organização não governamental que luta por direitos humanos), divulgado nesta quinta-feira (28/5), em Londres".
2-O Ministério Público Federal.
3-Concerteza, no artigo IV " Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". Isso quer dizer que hoje em dia ninguém é escarvo de ninguém, as pessoas que tem mais condições deve tratar o proximo como uma pessoa normal(Igual as outras).
Nome: Yasmim Damiana
Turma:1803
n°:31
1- Extermínio;
Tortura;
Racismo;
Discriminação;
2- O Ministério Público Federal.
3- Sim , muitas pessoas precisam
Nome : Matheus Rocha. n° 19
Nome : Thayná Miranda. n° 30
Nome : Anderson Leonardo. n° 37
Classe: 1803
1- Sim ,o crescimento da violência no Brasil é causada, sobretudo, pela ausência de uma política efetiva de reforma agrária no país. Segundo o economista José Juliano de Carvalho Filho, em artigo publicado no relatório, os quatro anos do governo Lula foram marcados pelo esvaziamento da proposta e da concepção da reforma agrária. “Estudos mostram que as metas do programa não foram alcançadas e que os dados de famílias assentadas foram divulgado de forma, no mínimo, enganosa”, afirma. “Os documentos informam que os assentamentos aconteceram principalmente em terras públicas e na Amazônia. A política agrária posta em prática não incomodou o latifúndio e chegou a beneficiar o agronegócio”, escreve.
2- O Ministério Publico
3- Sim todos tem ter o direitos iguais independete das condições financeiras.
Nome: Ana Karollina M. P. da Silva Turma::1803 N° 04
Nome:Matheus dos Santos Gomes Turma: 1803 N° 20
Nome: Caio da Silva Mello Turma: 1803 N° 38
1-sim, Mesmo o Brasil assinando séries de convenções, tratados e declarações, diariamente pessoas sofrem por terel seus direitos violados.
2-O Ministério Público Federal.
3-Sim,ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas".
Jullian,Marcos,Yngrid
T:1803
N:14,18,32
Ai Carol! Que lindo! Ver esses alunos falando da política nacional com argumentos sérios e embasados! Que emoção minha amiga! Tô muito feliz de ver isso!
Mil beijos e abraços pra vc!
Queridos alunos! Parabéns! Lindo ver o amadurecimento das discussões políticas de vcs.
Vou morrer de alegria!
Mil bjs.
1-Sim.O Brasil sofre por ter seus direitos violados, Hoje em dia uma pessoa é executada é o responsável por isso continua impune."Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade. Todos esses casos tiveram exemplos ocorridos de forma sistemática no Brasil em 2008, segundo o Relatório Anual da Anistia Internacional
2-O Ministério Público Federal.
3 Concerteza, no artigo IV " Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". Isso quer dizer que hoje em dia ninguém é escarvo de ninguém, as pessoas que tem mais condições deve tratar o proximo como uma pessoa normal(Igual as outras).
nome felipe da silva regis
turma 1805
n;09
1-Sim.O Brasil sofre por ter seus direitos violados, Hoje em dia uma pessoa é executada é o responsável por isso continua impune."Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade. Todos esses casos tiveram exemplos ocorridos de forma sistemática no Brasil em 2008, segundo o Relatório Anual da Anistia Internacional
2-O Ministério Público Federal.
3 Concerteza, no artigo IV " Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas". Isso quer dizer que hoje em dia ninguém é escarvo de ninguém, as pessoas que tem mais condições deve tratar o proximo como uma pessoa normal(Igual as outras).
Nome: Davi Da Silva
Turma: 1805
N°:08
1- Corrupção no serviço público. Violência em áreas rurais e contra povos indígenas. Grupos de parapoliciais e traficantes que dividem domínio de cidade.Entre outros
2- Ministério Público Federal.
3- Sim; isso é importante pois muitas pessoas lutaram para poder ter direitos, e cada pessoa merece o direito de poder fazer o que quer, e caso algo e impeça ela pode recorrer ao direitos humanos e pode fazer o que quer (a não ser que seja ilegal), sem falar que isso ajuda crianças, etc
Nome: nathalia ribeiro
turma: 1805
n° 19