Faltando 70 dias para o início do Rio+20, a questão do emprego (ou melhor, da falta dele), deve estar mesmo no topo dos temas de grande importância para o futuro saudável do planeta Terra! Isso porque, se aprendessemos equações nas aulas de História, a fórmula de hoje poderia ser:
Desigualdade = DESEMPREGO = POBREZA = PROBLEMAS AMBIENTAIS
De acordo com o debate apresentado pelos organizadores do Rio+20, a recessão econômica tem afetado não só a quantidade como também a qualidade dos empregos. Atualmente, no mundo todo, 190 milhões de pessoas estão desempregadas, e as previsões para o futuro são ainda mais pessimistas. Cerca de mais de 500 milhões de pessoas deverão estar sem trabalho nos próximos 10 anos!
Esse é um problema realmente sério, ainda mais se pensarmos que é justamente nossa geração de crianças e adolescentes, que hoje em dia frequenta as salas de aula do Ensino Fundamental, quem deverá se deparar com o mercado de trabalho nos próximos anos.
Por mais estranho que pareça a quem mora numa cidade grande como o Rio de Janeiro, o maior empregador do mundo ainda é a agricultura. Nesse momento, contudo, 1.3 bilhões de pessoas ganham menos de 2 dólares por dia, em todo planeta, o que significa pobreza para esses trabalhadores e seus dependentes. Políticas econômicas e sociais voltadas para criação de novos empregos são fundamentais para reverter esse quadro terrível, rumo a uma sociedade mais equilibrada.
Falando em equilíbrio, uma saída interessante é investirmos na geração de empregos que levem em consideração as necessidades do ambiente natural, os chamados “empregos verdes”. Eles podem contribuir para preservação e restauração do meio-ambiente, empregando trabalhadores tanto na agricultura quanto na indústria, no setor de serviços e administração. Alem disso, ajudam a garantir a biodiversidade, reduzem o consumo de energia e minimizam de várias formas o desperdício e a poluição. Nos últimos anos já foram criados mais de 2.3 milhões de empregos verdes no setor de energia renovável.
Ainda precisamos aprender muito sobre essa relação entre o meio ambiente e o mercado de trabalho.Valeu Carol!!!
É um tema delicado e esta a geração que deve começar a discutir este tema, pois eles formarão as sociedades futuras. Bons debates Carol!
Me sinto ameaçada em questão de desemprego pois futuramente isso pode me prejudicar, porém tenho objetivos em relação a meus estudos e assim conseguir um bom e digno emprego.
Bárbara Mecenas, 1903.
Sei que isso é importante para o meu futuro e para os do demais, e tenho que estudar para vê se isso muda de lado, já que lá no futuro, a expectativa é de 500 milhões de pessoas.
Estudo para mudar isso.
Aluno: Matheus Da Silva Rocha
Turma: 1903
Bem contudo isso acontecendo, prevejo que mesmo assim, consiguirei um trabalho que me satisfaça e me sinta bem! Porém vejo que se não melhorarmos a situação isso ficará um pouco difícil.
Aluna: Rayanne de Cássia.
Turma: 1903, n° 27
Apesar de tudo o que está se passando, me esforçando, estudando, dando o melhor de mim, conseguirei alcançar meus objetivos, e encontrarei um trabalho onde me profissionalizei. Temo que essa situação precária não mude. Ficará um pouco difícil, alcançar meus objetivos com esse impedimento.
Aluno: Lucas Mesquita. | Turma: 1903
por da medo falar sobre isso pq eu quero ter um emprego digno mais com tudo isso acontecendo acabar a nossa esperança mais tomare quando acontecer o Rio+20 isso tudo melhore para o futuro do nosso planeta melhore cada vez mais
nome:JOSE WEVERTON SAMPAIO FERREIRA turma:1901 numero:18
Temos que prestar a Atenção em tudo que ira acontecer lá pois não podemos virar as costa Para algo que futuramente ira Cobrar Hoje nos só precisamos estudar Amanhã trabalhar e Ganrantir um Futuro. Pierre Emanuel T: 1901 N:31
Tudo oq podemos fazer agora é estudar e tentar melhorar nosso País pos o Futuro começa de Hoje Se ficarmos Calado hoje futuramente vamos ter que lutar por aquilo que poderiamos falar antes. Ja sera mt tarde e vamos ter que sofrer calado e Sem poder dar o bom e o melhor a sua Familia.
Pierre Emanuel T:1901 N: 31
poxa,tudo isso além der ser assustador,tbm me faz pensar um pouco não só em nós que já vamos para o mercado do trabalho,mais sim em criaças que ainda vão nascer,imagino,se já assim existe miséria daquia alguns anos se o Rio+20 não conseguir mudar nada muita gente vaii sofre com isso! fora que as consequências do meio ambinte serão catastróficas...
Me sinto ameaçada pq meu futuro ta aí, aonde pelo visto o desmprego vai se grande ...E as maquinas vem tomando conta nisso menos mão de obra e mais desemprego para nosso país e mais poluição tbm.
achei muito interessante o "emprego verde" que é um emprego q ñ poluir o meio ambiente e sim ajuda a preserva e restaura ,tomara q esse emprego vai crescendo cada vez mais ...
Nome:Tais Santos da Silva N:34 T:1901
Talves mts dessas pessoas que estão desempregadas é por motivos escolares .. mts não tem condições de ir a escola ou por influencia de outras param de estudar e mts vezes nem voltam mais . E hoje em dia para você ter um bom emprego é preciso no minimo ter até o 2° do ensino medio . O emprego verde é uma boa saída para não poluirmos o meio ambiente e preservamos a natureza .
Nome : Letícia Mattos n° : 23 turma : 1901
Fico preocupada com isso , pois estamos muito perto de chegar ao mercado de trabalho , e a cada dia o número de desempregos aumenta . Vou estudar e batalhar para conseguir o meu emprego digno . Vamos esperar oque o Rio+20 vai conseguir mudar nessa história, creio que pode melhorar .
Nome : Ana Beatriz F. da Silva . N: 5 T:1901