A exposição “Quanta destruição há no Progresso?” montada pelas turmas do 8o. e 9o. ano, sob supervisão das professoras de História Caroline e Isabella, recebeu mais de 500 visitantes entre alunos, professores e funcionários da escola no período de 22 de maio a 20 de junho.
A mostra tinha por objetivo
colocar em questão como os avanços tecnológicos alcançados pelos seres humanos
nos últimos séculos, especialmente após a Revolução Industrial, contribuiu
também para o aumento de seu poder de destruição, causando profundos impactos
ambientais e aumentando o potencial de destruição das guerras.
Recebidos e orientados pelos
alunos/monitores, os visitantes puderam
apreciar uma linha do tempo que percorria a história da industrialização
desde o século XVIII até o ano de 2012, quando se realiza a Rio+20, dando
destaque para algumas invenções e acontecimentos que marcaram os últimos
séculos.
Acompanhados por textos
produzidos pelos alunos sobre o processo de industrialização, uma instalação
com restos de aparelhos celulares, videogames, computadores e outros objetos
eletroeletrônicos reunidos pelos alunos e funcionários chamava atenção para o
problema do lixo eletrônico em nossa sociedade atual.
Para homenagear as vítimas das
guerras nos últimos séculos, um mural com fotos de guerras em todo o mundo,
incluindo os conflitos entre a polícia e traficantes de drogas na cidade do Rio
de Janeiro, dava o tom do debate.
Com caixas de papelão, tinta e
muita criatividade, os alunos criaram um cemitério para mostrar a conseqüência
dessas guerras. Os epitáfios de personagens que teriam sido mortos durante
vários desses conflitos, colocados junto às “sepulturas” ajudava a trazer para
realidade de forma sensível um assunto tão dramático.
Cada visitante foi convidado a
deixar sua mensagem e impressões em pedaços de papel que eram amarrados com
barbante numa cruz disposta no canto da sala, como um sinal de que estamos a
tentos a todos esses problemas.
Se você foi um desses
organizadores ou visitou a exposição, deixe seu recados e suas impressões!
Leia agora alguns dos textos que fizeram parte da mostra:
Industrialização
A Industrialização é um processo histórico e
social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia
mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção
resultando em aumento de produtividade e geração de riqueza.
Assim, a economia, antes de base agrária, artesanal e
comercial, passa a ter uma base urbana e industrial – o que gera transformações
profundas sobre os modos de vida e o padrão de relações sociais.
A industrialização pode ser parte de um processo mais
amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico
e mudança social estão estreitamente relacionados. Nesse processo, ocorrem
mudanças de atitudes dos indivíduos e da sociedade e em relação à natureza que
passa a ser vista como recurso produtivo.
A partir de meados do século XVIII, na Inglaterra
ocorreram importantes mudanças tecnológicas que tiveram profundo impacto no
processo produtivo, com repercussões nas esferas econômica e social. A esse
conjunto de transformações chamou-se Revolução Industrial. Depois da
Inglaterra, vários outros países passaram por esse processo.
A chamada Primeira Revolução Industrial foi marcada
pelo surgimento da primeira máquina a vapor e pelas conseqüentes mudanças.
Já a chamada Segunda Revolução Industrial envolveu uma
série de desenvolvimento dentro da indústria química, elétrica e siderúrgica,
com base no uso intenso de petróleo como fonte de energia.
Por fim, a terceira Revolução Industrial, conhecida
também como Revolução Digital, caracteriza-se pelo uso intensivo da informática
e as consequentes mudanças nas relações sociais econômicas.
(Victoria Mariana Sade de Souza, turma 1802)
Desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável foi criado pela assembleia
das nações unidas em 1983 e surgiu na comissão mundial sobre meio ambiente e
desenvolvimento.
Desenvolvimento sustentável é um projeto que foi
criado com o intuito de preservarmos mais a natureza, cuidarmos mais do nosso
planeta.
É muito importante que a população se preocupe com
isso, pois, prejudicando a natureza, estamos prejudicando a nós mesmos. Um
exemplo: apenas parte do lixo que jogamos na rua recebe tratamento adequado, a
maior parte vai para os rios. Quando chove, ruas são alagadas e casas destruídas,
o que causa enormes prejuízos. Mas podemos evitar isso tudo, respeitando a
natureza, fazendo coletas seletivas, não jogando lixo nas ruas, não fazendo
queimadas, através de reciclagens e vários outros.
Então, vamos cuidar mais da natureza, pois ela é um
benefício que possuímos.
(Fernanda Sabadini Pedro da Silva, turma 1802)
Progresso x Destruição
A Revolução industrial foi uma época de grande
mudança na história da humanidade. Foi quando a tecnologia desabrochou,
começando o progresso, mas também a destruição ambiental que vivemos hoje.
A revolução baseou-se em cima de poucas fontes de
energia, basicamente: ferro e carvão.
No início do processo, os homens usavam e exploravam
ao máximo esses recursos e, com o tempo, passaram também a explorar outras
fontes de energia.
Os progressos tecnológicos e avanços científicos foram
acompanhados de conflitos, guerras e destruição ambiental.
A preocupação com o meio ambiente foi tão grande que
começaram a se desenvolver movimentos ambientalistas para que os recursos
naturais do planeta não fossem explorados até o seu limite máximo.
A humanidade encontra-se diante de uma situação
critica na história da Terra, na medida que o mundo torna-se cada vez mais
interdependente e também frágil, será necessário fazer um escolha a respeito do
futuro do planeta
(Yasmim Fernandes de Carvalho Leite, turma 1802)
“O desenvolvimento industrial e
tecnológico contribuiu para aumenta o poder de destruição: mito ou verdade?”
Verdade! E um exemplo disso são as
armas utilizadas nas guerras.
Antigamente as armas eram
espadas estudos, não existiam armas de fogo e nem explosivos, por causa da
tecnologia que ainda era muito primitiva.
Hoje, com o avanço tecnológico e
industrial é possível ocorrer guerras com armas de fogo como fuzis,
metralhadoras, bazucas, bombas entre outros.
(Bárbara Mecenas, turma 1903)
O desenvolvimento da indústria
bélica contribuiu grandemente para o poder de algumas potências, as tecnologias
utilizadas foram decisivas para a vitória.
Na segunda guerra mundial, o uso da
bomba atômica foi decisivo para a vendição dos japoneses.
Do ponto de vista estratégico
militar, as duas potências que no pós-guerra dividiram o mundo desenvolveram
armas cada vez mais poderosas e organizaram estruturas de informação e
inteligências militares que envolveram seus aliados.
Durante as guerras mísseis,
aviões, armas poderosas foram utilizadas graças à tecnologia desenvolvida.
Hoje uma nova guerra mundial teria
proporções ainda maiores graça a nova tecnologia.
(Rayanne de Cássia e Ana Cristina
dos Santos, turma 1903)
LINDO! LINDO! LINDO!... Isso é Educação de verdade! Isso é vontade de fazer acontecer! Isso é trabalhar de verdade pela boa Educação! Um trabalho desse deve ter apoio e deve ser exemplo. Parabéns, professoras Caroline e Isabella! É por essas e outras que vcs tem toda minha admiração! Tenho orgulho de ser colega de trabalho e projeto de vcs duas. E vamos juntas! Mesmo que tudo seja sempre tão difícil pra gente, o importante é ter em mente, que no final, a gente sempre, pimba!
Parabéns para os alunos que participaram deste projeto. É uma honra ser professora de vcs! Aproveitem o feriado da Rio+20 para curtir os eventos e exposições do evento e fechar com chave de ouro o ciclo de aprendizagem desta primeira fase do Projeto sobre Educação e Meio Ambiente que desenvolvemos com vcs.
Parabéns alunos, professoras Caroline e Isabella; a qualidade do trabalho apresentado só não impressiona mais por já ter acompanhado outros realizados por vocês e saber que o resultado é sempre fantástico. É muito legal ouvir nossos alunos falando com tanta desenvoltura sobre temas tão relevantes. Orgulho é pouco!
A exposição nos mostra e nos abre os olhos para as nossas próprias causas, ela também mostra nossa evolução após os anos.
A exposição foi meio trabalhosa mais no final tudo ficou perfeito o que mais me chamou a atenção foi a cruz que podia deixar uma mensagem para as pessoas que já se foram que lutaram por nós, é também o cemitério.
Nome: Valesca Mothé Marinho
Numero: 31
Turma: 1804
Eu achei legal,muito interessante porque tinha a ver com o Rio+20 e fez com que as pessoas se interessasse mais com o meio Ambiente .como lixos eletrônicos como não jogar lixos eletrônicos nos rios.
Nome:Carolayne Silva de Souza
Nº:07
Turma:1804
A exposição foi interessante pois mostrou dois lados o do desenvolvimento (a industrialização), e a destruição (guerra e o lixo eletrônico jogado em qualquer lugar).
Eu particularmente gostei mais da parte da guerra, pois tinha os caixões e a cruz que era muito maneiro.
Nome: Anna Beatriz de Souza Pereira
Nº: 05
Turma: 1804
A exposição nos mostra e nos abre os olhos para as nossas próprias causas, ela também mostra nossa evolução após os anos.
A exposição foi meio trabalhosa mais no final tudo ficou perfeito o que mais me chamou a atenção foi a cruz que podia deixar uma mensagem para as pessoas que já se foram que lutaram por nós, é também o cemitério aonde ficava os mortos
David Da Silva
Turma:1805
N°08
Eu achei bastante interessante,que mostra como foi um pouco as guerras,desenvolvimentos industrial.E que os alunos poderam parcipa,interagir conosco.
Gostei da parte também do lixo eletrônico,com a proposta de nós trazermos para escola para mostramos na exposição e informando nós sobre os danos causados ao meio ambiente.
Nome: Taís Santos Da Silva .Nº 34
Turma:1901
a esposição foi bem legal falou dos soldados mortos nas guerras falou tambem do lixo eletrônico que muinta gente não sabe o que fazer ,e tambem falou q existem empresas que o reciclam leonardo do santos p da silva numero 22 turma 1901
Gostei muito dos trabalhos que agente fez, e ficou muito maneiro e valeo pelos nossos esforço.
Beatriz Marcolino
Turma: 1802
N: 7