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"Brave" acontece na Escócia. A Escócia é muito rica em todas as formas e cores que possui... É densa, é linda, é mágica! O Diretor de Arte queria ver a Escócia real na tela; ele queria ver o musgo, as árvores, as rochas... E esse foi o principal desafio para este filme, conseguir mostrar esse campo orgânico na telona.
E nós fizemos tudo isso usando Matemática! A maioria das pessoas pensa na Matemática como algo chato e mecânico... Mas não é desse jeito que encaramos a Matemática na Pixar. Para nós, Matemática é uma ferramenta para criarmos imagens, movimentos, riqueza de detalhes... e DIVERSÃO!
Um computador gerando movimento é realmente uma série de imagens, um monte de quadros, um após o outro. E todas essas imagens são feitas de pixels. Há de 1 a 2 milhões de pixels por imagem e cada um desses pixels é descrito por 3 números diferentes, que especificam as cores vermelha, verde e azul para este pixel; então todas as cores em cada pixel são formadas por esses 3 números. Para nós fazermos um filme, temos que manipular cerca de 200 bilhões de pixels, e isso é um bocado de Matemática!
Um dos lugares que mais se vê Matemática neste filme é no musgo; quando pensamos no design do filme, decidimos que teríamos muito musgo em todos os lugares; então tiramos várias fotos da Escócia como referência e começamos a analisar como a aparência do musgo, como ele cresce nas rochas, nas árvores... E tentamos recriar tudo isso usando Matemática e números...
Foi feito da seguinte forma: começamos com algumas fórmulas simples, que criariam uma versão simples do musgo; então a primeira coisa que fizemos foi colorir tudo, num musgo bem uniforme... Mas queríamos ver variações no musgo, como variações de cores, variação dos formatos, da altura e espessura do musgo... Então percebemos que deveríamos colocar mais matemática no computador. Por exemplos, temos uma fórmula que trata da espessura do musgo; outra fórmula que trata das cores; outra para os movimentos, que também são feitos com o uso da Matemática; e quando colocamos tudo isso junto, parece uma grande fórmula, um grande monstro... Entretanto, nenhum desses passos é muito complexo, cada uma dessas fórmulas são muito simples na verdade.
Para fazer uma floresta escocesa não precisamos apenas de musgo, mas também de árvores, arbustos, flores... E decidimos fazer o mesmo procedimento, então usamos Matemática para tudo isso, então temos árvores matemáticas, flores matemáticas e fórmulas em todo lugar... Basicamente nós usamos a matemática como um pincel, uma ferramenta artística, o que é muito legal!
Matemática Rio
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