Alunos da turma 1801 pesquisaram sobre temas referentes a cultura afro brasileira. Um dos grupos interessou-se por instrumentos musiciais, que tornaram-se conhecidos na América a partir da chegada dos escravos africanos:
O berimbau é um instrumento trazido pelos escravos africanos, existem pesquisas que relatam que ele foi visto em Santos, aproximadamente em 1739. Se tornou conhecido na capoeira a partir do século XX. É composto por 6 peças: a madeira (a biriba), o arame (muitas vezes usado o arame de pneu ou a corda de piano), a cabaça cortada ao meio qe forma a caixa de ressonancia, a pedra do dobrão, a vareta que é uma baqueta de bambu e o caxixi, que é um fundo de cabaça com as sementes secas dentro.
A conga é composta por madeira que é toda colada por quatro fitas de metal, possui pele animal e sintética, contem um gancho para ceder a pele e fazer com que ela fique aguda. A conga é de origem africana e quem trouxe para América foram os escravos, era basicamente usada para rituais e para expressar a angústia e amargura que eles possuíam. ela pode ser encontrada em vários tipos de músicas, como por exemplo: funk, pop, música latina, etc.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz, Kathleen, Marcelo, Mariana e Victor.
Postar um comentário