Juliana Nogueira
O QUE VOCÊ ENTENDE POR TALENTO?

                                        

Dentre as definições encontradas, podemos destacar:aptidão invulgar (natural ou adquirida) ou ainda, habilidade ou capacidade incomuns.
 Muitas vezes não temos oportunidade de mostrar nossos talentos... 
Talvez isso explique o sucesso de nossa "Mostra de Talentos" que já se encontra na 5ª edição.
 Assim:
DANCE,CANTE,PINTE,CONSTRUA,CRIE,JOGUE.

QUERIDOS ALUNOS,VOCÊS TÊM MUITO TALENTO E NOS ORGULHAMOS DISSO!

 Após relevante trabalho da equipe de professores, principalmente de História, Geografia, Artes e Educação Física, realizamos nossa belíssima culminância
A influência da cultura africana no Brasil   
          
 O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso,a contribuição cultural de escravos-negros é enorme. Na religião, música, dança, alimentação, língua, temos a influência negra, apesar da repressão que sofreram as suas manifestações culturais mais cotidianas.

Acompanhem conosco o belíssimo trabalho realizado pela equipe de professores da E. M. Rosa da Fonseca em conjunto com nossos talentosos alunos. 

A aluna Iohanna encantou com sua beleza


Produção das professoras Tânia, Caroline e Alexandra

O POVO AFRICANO TAMBÉM INSPIROU AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS NA E.M. ROSA DA FONSECA

 As professoras de Artes Visuais, Alexandra, Carmem Júlia e Márcia Bonfim em conjunto com seus alunos, produziram belíssimos trabalhos que enfeitaram os murais da Escola



E ASSIM, A ESCOLA SE TRANSFORMOU EM UMA GRANDE GALERIA DE ARTE...







O JONGO
 História
O jongo, ou caxambu, é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A demanda por mão-de-obra para o trabalho na mineração e nas fazendas de café intensificou o tráfico negreiro. Com a decadência econômica de outras regiões do país, uma massa imensa de escravos imigrou para o Sudeste, onde, em alguns momentos, mais da metade da população era formada por africanos, a maioria de ascendência bantu. A influência da nação bantu foi fundamental na formação da cultura brasileira. Para acalmar a revolta e o sofrimento dos negros e distrair o tédio dos brancos, os donos das isoladas fazendas de café permitiam que seus escravos dançassem o jongo nos dias dos santos católicos.

Jongo da serrinha

Por volta de 1930, devido ao estreito contato com a vida urbana, aos novos modismos e à morte dos jongueiros idosos, o jongo foi aos poucos desaparecendo dos morros cariocas. Somente a Serrinha, isolada da parte central da cidade, na periferia, como se fosse uma "roça" afastada, conseguiu preservar a cultura afro-brasileira tradicional. A vida neste morro do subúrbio de Madureira não mudou muito: as cachoeiras, os bambuzais, os animais selvagens, as casas de pau-a-pique, o candeeiro e o ferro a brasa continuaram a fazer parte do seu dia-a-dia.




Professora Liliane e seus alunos no lindo "Jongo da Rosa"

A ROUPA COMO SÍMBOLO



     Roupas não servem apenas para cobrir e proteger o corpo. De modo geral, servem também como símbolo de uma identidade, cultura e origem. No vestuário afro, estas características são ainda mais acentuadas.

     Na sociedade colonial, os trajes serviam para distinguir as escravas das negras libertas e alforriadas, além de identificar a nacionalidade. O Traje da Criola por exemplo, indicava a escrava nascida no Brasil. Na sociedade conteporânea, os trajes africanos também têm uma representavidade sócio- cultural.
     Vestido colorido, calças largas, batas, pano-da-costa e sandália de couro. consegue identificar de que povo se trata? não é dificil descobrir. O vestuário africano se destaca pelas cores alegres e marcantes e, não é de admirar que, em anos recentes, o estilo afro se tornou uma das correntes da moda. 

 
  
Professora Tania e sua belas negras em desfile 


Mural das "Pérolas Negras"


A CULTURA HIP-HOP 
 
O HIP-HOP surgiu no Brasil na década de 80.É uma cultura que consiste em 4 subculturas ou subgrupos, baseadas na criatividade.
O DJing é o músico sem “instrumentos” ou o criador de sons para o RAP;
O B.Boying (a dança B.Boy, Poppin, Lockin e Up-rockin) representando a dança;
O MCing (com ou sem utilizar das técnicas de improviso) representa o canto;
O Writing (escritores e/ou grafiteiros) representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray.

Recebemos a visita do jovem MC Edmilson que fez uma palestra esclarecedora e dinâmica, que despertou muito o interesse dos alunos.





Alunos em uma exibição de Street Dance




MUITA PESQUISA FOI NECESSÁRIA ...

Professora Caroline de História dá uma aula sobre a contribuição do negro no Brasil,acessorada pelos professores Deives e Elpidio, fundamentais na infra estrutura do evento.



Não deixe de acessar o link
http://emrfonseca.blogspot.com/2011/10/os-africanos-nao-deixaram-contribuicao.html e conheça um pouco mais sobre a contribuição africana para o Brasil, com o trabalho dos alunos da professora Isabella de História.



 Professoras Isabella e Patricia Menezes


...E MÃO NA MASSA TAMBÉM.





Turma de aceleração 8801 da professora Dilma e Sala de Leitura também deixaram sua contribuição


SÃO TANTOS OS TALENTOS...

 Na Música,



No Esporte,



Na literatura,
 
                      Alunos da professora Patricia Menezes deram show declamando poesia

Professores e alunos acompanham atentamente o resultado de tanto trabalho.
(Professora Angélica Martins, estagiária Márcia, diretota adjunta Cristiane e professoras Angélica Fontes e Márcia chaves )


E muito mais.


A Rosa da Fonseca tem uma linda história de talentos. Não podemos nos esquecer dos nossos alunos do hóquei e das produções cinematográficas do professor Rafael ,realizadas na Escola.

A "V  Mostra de Talentos da E.M. Rosa da Fonseca" só pode ser realizada com tamanha qualidade, por possuir uma equipe de professores competente e comprometida com a educação de nossos alunos. 
Em breve postaremos vídeos realizados pelos professores Carla e Rafael .
A todos vocês alunos , professores e funcionários , os nossos parabéns. Foi um lindo trabalho!


"O talento sem a educação é como a prata na mina." (Benjamin Franklin)




 Fontes
 http://www.hip-hopbrasil.com/hiphop-brasil.php
http://www.cachuera.org.br/cachuerav02/index.php?option=com_content&view=article&id=189&Itemid=113
http://www.jongodaserrinha.org.br/v2/index.htmhttp://www.ibge.gov.br/brasil500/negros/hercultural.html
http://www.2d2.com.br/jol/mat_ver.asp?cod_col=51
8 Responses
  1. Nossa, Patrícia!!! Parabéns! Bela postagem!
    Tenho certeza de que esta mostra foi um SUCESSO!!! Lamento muito não ter podido ir!
    Parabéns pela pesquisa que a equipe fez acerca de tema tão importante para a nossa sociedade: a influência afro no mosaico da cultura brasileira!
    Arrebentaram!!!!


  2. Valeu Marcelo;a equipe daqui é muito boa mesmo.
    Mais uma vez obrigada pelo carinho e atenção que vc tem conosco.
    Até!!!


  3. Prof. Deives Says:

    Mais uma vez, surpreendente! Estou orgulhoso da equipe da Rosa e dos alunos que participaram. E que venham as próximas e cada vez melhor!!!


  4. Foi um dia tão bom! Os professores e alunos estavam felizes e motivados pelo tema da mostra.

    Parabéns, Patricia! A postagem está linda!

    Bj.


  5. Deives e Alexandra, vcs são muito importantes para nossa Escola.
    Bjssssssss


  6. Liliane Says:

    Patricia! Que capricho de postagem! Parabéns! A Mostra foi um sucesso mesmo. Minhas alunas ficaram tão lindas nas fotos...estou orgulhosa! Fiquei feliz em participar do evento com vocês... Ainda mais com o Jongo que é uma grande paixão.

    Beijos!


  7. Oiii Liliane; o trabalho de vcs ficou lindo!!!Esse foi apenas o primeiro evento que vc participou; está pensando que vai fugir? Nunca mais!!!Parabéns pelo belíssimo trabalho com nossos alunos!
    Bjssssss



Postar um comentário