Juliana Nogueira
"ROSA DA FONSECA, UM LUGAR ONDE  CONHECIMENTO E VALORES ANDAM DE MÃOS DADAS."

 A E.M. Rosa da Fonseca realiza desde o ano de 2003 uma campanha intensiva contra o Bullying.


Nossa Escola promoveu durante esta semana,palestras que envolveram todas as turmas;o objetivo foi o de conscientizar e estimular a discussão sobre o tema.
 

Os alunos estão em processo de produção de desenhos, frases e redações que irão decorar os Murais da U.E., estimulados e coordenados por seus professores.
Assistam o vídeo produzido pelo Prof. Rafael com seus alunos do 9ºano de 2011 sobre o tema e que fez parte da Semana de Conscientização da Rosa da Fonseca.


MAS AFINAL, O QUE É BULLYING?


O Bullying é a intimidação, uma prática de exclusão, uma
violência que se manifesta por atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas, mesmo não apresentando
nenhum motivo explícito. Embora muitos entendam que
se trata daquela velha brincadeira, que sempre existiu,
às vezes sem graça, em que pessoas são apelidadas
conforme suas particularidades, na verdade, o
bullying não é uma brincadeira.
É sem dúvida um problema mundial presente em todas as
escolas e outras instâncias da sociedade, não estando
restrito a nenhum tipo especifico de instituição.
O gordinho é o “bola sete”, “baleia”, “rolha”; o rico é o
“filhinho de papai”, “playboy”; quem usa óculos é o
“quatro-olhos”; o negro é o “neguinho” ou “negão”; e o
inteligente, é o “CDF”.
Bullying traduzido ao pé da letra, seria algo como intimidação.Para ser ainda mais claro, importa dizer que quem sofre com bullying é aquele aluno que é perseguido, humilhado,intimidado, ignorado ou excluído, não sendo  capaz de reagir nem demonstrar seu sofrimento em razão da timidez.


Não podemos tratar o bullying apenas como "uma brincadeira de mal gosto". Brincadeira é pular corda, jogar queimado, pique esconde, amarelinha e tantas outras...
Bullying é coisa séria,e ponto final. 



Referência:www.mp.pb.gov.br








Juliana Nogueira
A E. M. Rosa da Fonseca apresenta a todos vocês:
2012



Sugerido inicialmente pelas professoras Angélica Fontes (Ciências) , Alexandra (Artes) e Caroline (História), a proposta foi bem recebido pela comunidade escolar devido a relevância do tema, a possibilidade de um trabalho interdisciplinar e principalmente por contemplar os objetivos propostos por nosso PPP.  



CONCEITO 

De maneira simples, define-se meio ambiente como .tudo
aquilo que nos cerca, englobando
os elementos da natureza como a fauna, a flora, o ar, a água, sem esquecer os seres humanos.
O conceito de meio ambiente é global e percebemos isso nas relações de equilíbrio entre os
diversos elementos.

O meio ambiente é um tema transversal, que pode ser explorado nas diversas disciplinas.
Desenvolvimento humano e sustentabilidade
Hábitos de higiene e saúde
Dados estatísticos
Dengue
Vida em sociedade
Tecnologia e qualidade de vida

São várias as possibilidades de se trabalhar o tema em sala de aula.

Queridos alunos, assistam este vídeo e vamos promover um debate sobre o nosso COMPROMISSO com o meio ambiente e com a vida.

  

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero
                               humano não a ouve."
                                                           Victor Hugo

BOM ESTUDO!

Alexandra Ferreira

Olá!

Vamos aprender um pouco sobre ecossistemas e assistir o vídeo?


Lembrem-se: Uma mente esperta deixa mais aguçado o olhar do artista! (Alexandra Ferreira)


Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.[1]

Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, osolo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema



Partindo do conceito de ecossistema apresentado acima, comente a seguinte questão:

Por que o ser humano precisa manter equilibrados os diferentes ecossistemas existentes no Planeta Terra?

Juliana Nogueira
RIO DE JANEIRO 
MUITO ALÉM DO CARTÃO POSTAL...



Todos nós CARIOCAS de nascimento ou de coração desejamos que cada cantinho desta Cidade Maravilhosa seja cuidada com carinho, a fim de que possamos deixar para as futuras gerações uma cidade mais humana e feliz.
Nosso Projeto de 2012 sobre o meio ambiente, faz parte do compromisso da E.M. da Rosa da Fonseca com a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade e consequentemente de toda cidade do Rio de Janeiro.


Nosso bairro é lindo,você precisa conhecer!
Dados do bairro:


 
  • Área Territorial (2003): 1.075,67 hectares
  • Total da População (2000): 13.691
  • Total de Domicílios (2000): 3.854
  • Região Administrativa: XXXIII - Realengo

ALGUMAS BELEZAS DO NOSSO BAIRRO:
                       Estação de trem da Vila Militar-Deodoro


    Paróquia de São Sebastião - Vila Militar

    Complexo Esportivo de Deodoro
    Foto: Agência

    Nossa homenagem à Cidade do Rio de Janeiro por seu 447º aniversário.
    P A R A B É NS!!!
    <><><><><><><><>
    RIO, QUEM AMA CUIDA!!!
    De Norte a Sul e de Leste a Oeste,o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa!!!
    <><><><><>
    <><><><><>
    <><><><><> Você acha que conhece bem a nossa cidade? Identifique dos bairros abaixo aquele (s) que você já visitou.
    Bairro Zona/Região
    <>
    
                                                                   <>
                 FIM
    <>
     
    <>
     
    <>
     
    <>