Alexandra Ferreira

Olá!

Vamos aprender um pouco sobre ecossistemas e assistir o vídeo?


Lembrem-se: Uma mente esperta deixa mais aguçado o olhar do artista! (Alexandra Ferreira)


Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.[1]

Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, osolo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema



Partindo do conceito de ecossistema apresentado acima, comente a seguinte questão:

Por que o ser humano precisa manter equilibrados os diferentes ecossistemas existentes no Planeta Terra?

Categoria: , , edit post
29 Responses
  1. Atenção alunos!

    Ao postarem seus comentários não esqueçam de colocar o NOME COMPLETO e a TURMA. Bjs.

    Vamos começar?


  2. Anna Beatriz Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Anna Beatriz Says:

    Pois a cada ser extinto, algum vai ser prejudicado. Se nós não cuidarmos da floresta plantas e animais irão morrer, e consequentemente nós também iremos, pois sem plantas não teremos ar, e sem animais não teremos alimento.
    (Anna Beatriz de Souza Pereira – 1804)


  4. Que bom ver a sua participação Anna Beatriz. Estou muito feliz com vc. Bj.


  5. O ser humano precisa colaborar com o Planeta Terra ele vai ajudar não só a si mesmo como pra todos nós. Por que não vamos ter como conviver sem plantas, sem animais pois são eles que dão o que precisamos para vivermos o nosso cotidiano. (Thailani Gleice Da Silva De Souza - 1802)


  6. Pois se nós seres humanos não parar de desmatar a natureza,quem vai ser prejudicado no final,é agente.porque se você parar pra pensa quando for matar algum animal você deve pensar sem ele eu não terei alimento,e quando for tirar uma planta da floresta e não repor você deve pensar sem ela como que eu irei respirar.(geanluca de oliveira fermiano-1902)


  7. ray Says:

    Porque cada ecossistema existente depende do outro, assim se destruirmos um, acabamos destruindo outros também. Por isso devemos cuidar da forma melhor possível do nosso Planeta Terra!
    ( Rayanne de Cássia Santana Nunes. Turma:1903 )


  8. Lindos! Que bom ver que vocês estão participando e expondo aqui, as suas idéias sobres meio ambiente. Estou muito feliz com a participação de vocês.

    Parabéns, pela participação na postagem Thailani, Geanluca e Rayanne. Adoro vocês!

    Lembrem-se: O Meio Ambiente no qual que você viverá futuramente, será resultado dos seus cuidados atuais! O Planeta Terra é a sua casa.


  9. professora é essa a questão que a senhora falou pra 1902 responder valendo ponto


  10. Porque cada ecossistema existente depende do outro, assim se destruirmos um, acabamos destruindo outros também. Por isso devemos cuidar da forma melhor possível do nosso Planeta Terra!



  11. Lavinia! O que deu em você? Você não é capaz de interpretar e concluir por conta própria? Por que você copiou a resposta da sua colega? Por que você não colocou seu nome completo e sua turma, como eu pedi? Lavinia, meu anjo, eu gosto de você e me importo com o seu desenvolvimento, por isso recomendo que você refaça sua tarefa e encare seus estudos com seriedade. Por favor, não me decepcione e não cause impressões erradas a seu respeito para os que consultam o Blog da nossa escola. Vou continuar aguardando a SUA RESPOSTA. Um bj.



  12. thais mello Says:

    Porque os ecossistema existente e dependente so outro,e se agente assim se destruirmos um, acabamos destruindo outros ecossistemas. Por isso devemos cuidar da forma melhor possível do nosso planeta e de todos nosso universo.
    NOME:Thais santos da costa mello
    TURMA:1902


  13. Que bom ver você participando com o seu comentário! É sempre muito corajoso se expor, por isso, parabéns pela participação!


  14. Nicole Says:

    Porque se os seres humanos não cuidarem do nosso ecossistema ,ele ira se destruindo . Por isso devemos cuidar muito do nosso ecossistema para ele não ser destruindo e desmatado ,porque se não o nosso planeta sera destruido.

    Nicole Vitória
    T:1902


  15. Se continuarmos a fazer tudo o que estamos fazendo, no final das contas, os mais prejudicados seremos nós mesmos. Cuidar do ecossistema, não é uma ajuda, é uma obrigação que nós, seres humanos, temos que cumprir. É como a própria professora Alexandra disse: "O Meio Ambiente no qual que você viverá futuramente, será resultado dos seus cuidados atuais." É nessa frase que refletimos o que está se passando no mundo. Um fato prejudicial feito pelo "homem", não prejudica só a si próprio. E sim a todos em seu meio, ao seu redor. Acho que está na hora do ser humano pensar antes de agir. Já imaginou como seria um futuro onde não haverá alimento, porque nossos atos no passado nos afetaram até hoje? Pense.

    Nome: Lucas Mesquita.
    Turma: 1903.


  16. Muito boa a sua participação, Nicole! Fiquei feliz!


  17. Lucas Mesquita, meu querido aluno, você é um exemplo a ser seguido pelos alunos mais jovens. Mantenha-se sempre assim. Adoro ver sua participação neste blog. Parabéns!


  18. Este comentário foi removido pelo autor.

  19. gf Says:

    Se continuarmos a fazer tudo o que estamos fazendo, no final das contas, os mais prejudicados seremos nós mesmosPor isso devemos cuidar muito do nosso ecossistema para ele não ser destruindo e desmatado ,porque se não o nosso planeta sera destruido.

    nome:gabriel ferreira da silva nogueira turma:1902


  20. gf Says:

    Pois se nós seres humanos não parar de desmatar a natureza,quem vai ser prejudicado no final,é agente. Por isso devemos cuidar da forma melhor possível do nosso Planeta Terra!

    nome:rodrigo dos santos da silva souza turma:1902


  21. Gabriel Ferreira e Rodrigo dos Santos, como poderemos cuidar do planeta para que ele não seja destruído? Deem um exemplo pra nós. Bjs.


  22. Nós devemos parar de destruir nossos ecossitemas se não o planeta vai ser destruido e não teremos onde viver

    Nome:Mateus Barros de Oliveira Turma:1902


  23. gf Says:

    eu acho que devemos parar de poluir o mundo pessar mais na natureza

    nome:gabriel ferreira da silva nogueira turma:1902


  24. gf Says:

    parar de poluir os mares,reciclar lixos,nao desmatar as florestas e fazer campanhas ao meio ambiente,de como preservar ele melhor


  25. gf Says:

    esse comentario acima foi meu
    nome: rodrigo dos santos turma:1902
    esqueci de botar meu nome kkk


  26. Parabéns pela complementação da resposta Gabriel e Rodrigo. Abç pra vcs.


  27. Parabéns a todos os alunos que participaram da atividade com suas opiniões e reflexões sobre mudanças climáticas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Valeu galera! Amo vcs!


Postar um comentário