Juliana Nogueira
 

De braços abertos, ele faz 80 anos em 12/10/2011 e abençoa a nossa cidade.

O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. O cartão postal carioca de 38 metros, teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931, sendo a única maravilha brasileira, ao lado de importantes outras maravilhas, também eleitas, como a Muralha da China (entre 200 a.C. e 1500 d.C.); o templo helênico de Petra, na Jordânia (9a.C. a 40 d.C.); Machu Pichu, no Peru (século XV); Coliseu de Roma, na Itália (70 d.C. a 82 d.C.); Taj Mahal, na Índia (1630 a 1652) e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México (435 d.C a 455 d.C.). As Pirâmides de Gizé, no Egito receberam o título de hors-concours, por ser o única maravilha (2500 a.C.), remanescente do mundo antigo.
Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado -, o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca.

O projeto para a campanha "Carinho de Verdade", do SESI,feito em 2010 emocionou a todos.




Polêmicas em oito décadas
De acordo com a administração do Cristo Redentor, a ideia da construção da estátua começou em 1921. Cinco anos depois começaram as obras de edificação do monumento, inaugurado em 12 de outubro de 1931. O projeto vencedor foi do engenheiro Heitor da Costa Silva, o desenho final do monumento é do artista plástico Carlos Oswald, e a execução da escultura ficou a cargo do francês Paul Landowski.
Ao longo das oito décadas, o principal símbolo do Rio de Janeiro ainda desperta polêmica dos herdeiros dos envolvidos na construção do cartão postal. Parentes de Landowski alegam que ele é o autor da obra, enquanto a família do engenheiro Costa o aponta como idealizador do projeto. A Arquidiocese do Rio é a detentora dos direitos de imagem da obra.
O Cristo Redentor passou por diversas obras de revitalização. Em 2002, o acesso ao monumento foi facilitado com a construção de elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Antes, os turistas tinham que enfrentar 220 degraus para chegar até os pés da imagem, que foi erguida a 710 metros do nível do mar.
COMO CHEGAR
METRÔ:
Descer na estação Largo do Machado

ÔNIBUS:

Ônibus 422 / 498, na praça 15 sentido zona sul onibus 422 / 498, descer em frente a Igreja São Judas Tadeu.


Fonte da pesquisa:

http://g1.globo.com
http://www.corcovado.com.br
0 Responses

Postar um comentário