Alexandra Ferreira


Olá, queridos alunos!

Depois de protestos políticos ocorridos nesta edição do Rock in Rio, resolvi publicar esta postagem, pois pensei: "Será que meus jovens alunos entenderam as origens e motivações dos protestos de bandas de rock e público durante shows nesta edição do Rock in Rio? Será que eles conhecem a letra da música de Renato Russo, que o Capital Inicial cantou no seu show no Rock in Rio 2011? Será que eles tiveram conhecimento das manifestações políticas dos artistas e do público de 100.000 pessoas por dia durante o Rock in Rio? Será que meus alunos tiveram conhecimento da declaração infeliz e preconceituosa do deputado Magno Bacelar(PV-MA) que tentou minimizar as manifestações de repúdio contra políticos que costumam fazer política através de práticas inescrupulosas de: "coisa de maconhados(sic)"?"


Bom, vamos por partes! Primeiramente, vou apresentar trechos de uma matéria do portal Terra que nos apresenta apenas um dos muitos motivos que levaram artistas e público a manifestar indignação durante shows no Rock in Rio 2011.

"O nome do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), voltou a ser relacionado à corrupção e ser alvo de vaias no Rock in Rio. Ativista político, o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, lembrou a fala do deputado estadual Magno Bacelar (PV-MA), que classificou as vaias a Sarney no segundo dia do festival a "coisa de maconhados (sic)".

"O Brasil tem corrupção como no mundo inteiro. Mas apenas no Brasil existe impunidade. Fiquem de olho nos Tribunais Superiores, nos juízes e desembargadores", afirmou Tico Santa Cruz da banda Detonautas.

Vaias a Sarney
O
protesto contra Sarney no segundo dia do Rock in Rio foi comandado pelo vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto. O artista lembrou a censura ao jornal O Estado de S. Paulo, que foi proibido por uma decisão judicial de publicar informações sobre uma operação da Polícia Federal envolvendo o filho do presidente do Senado. O empresário Fernando Sarney chegou a abrir mão do processo, mas a publicação continua brigando na Justiça pela revogação da decisão.

Dinho Ouro Preto falou de Sarney antes de cantar a música Que País É Esse, composição de Renato Russo que fala sobre a corrupção e o desrespeito à Constituição Federal."


Trechos da matéria de Fernando Diniz para http://musica.terra.com.br/rock-in-rio/noticias/0,,OI5389804-EI18504,00-Protesto+do+Detonautas+provoca+coro+antiSarney+do+Rock+in+Rio.html

Os Titãs também manifestaram sua insatisfação com os rumos da política no país e com a forma desleixada com a qual a população trata o poder do seu voto.


Neste segundo momento, vamos conhecer mais e melhor a letra da música "Que pais é esse?" de Renato Russo e discutir em sala de aula o papel da arte na formação de cidadãos mais críticos.


Que país é esse?
Legião Urbana

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Categoria: , edit post
5 Responses
  1. Nas linhas e entrelinhas das músicas do Legião, mensagens que parecem ter sido escritas hoje...


  2. Unknown Says:

    Parabéns pelo belo post, Alexandra!


  3. Obrigada, Rafa! Eu estava sentindo sua falta por aqui. Gostamos(eu e meus alunos)muito da sua participação no blog. Quanto a esta postagem,ela está disponível para que todos possam participar e trabalhar com seus alunos. Caso queira sugerir algum tipo de trabalho para seus alunos, manda ver. Seria ótimo podermos ver opiniões de alunos conscientes de várias turmas com relação a isso. Você tem um grupo ótimo de alunos que gostam de internet e tecnologia. Será que eles não gostariam de pesquisar sobre o assunto e postar aqui? Bjão pra vc.

    Tá preparando algum vídeo legal pra apresentar pra gente? :-)


  4. Unknown Says:

    Eu queria poder participar mais, Alexandra, mas estou com tantas atribuições que às vezes me perco! hehe Estou sim cheio de vídeos gravados, esperando para serem editados, mas falta tempo. Atualmente estamos gravando um filme de terror, ideia dos próprios alunos.

    Bjs!


  5. Calma! O mundo não acaba amanhã! Hehehehe...


Postar um comentário