Juliana Nogueira
PROJETO: “SOU PAI SOU ALUNO”
Elaborado pela equipe do PEJA da Rosa da Fonseca

     A Escola Municipal Rosa da Fonseca, inserindo-se no Projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação “SOU PAI, SOU ALUNO” visa à conscientização da comunidade escolar na ampliação de suas possibilidades de acesso à cultura. 



Considerando que a participação do responsável na rotina escolar do aluno contribui para minimizar problemas disciplinares no ambiente escolar e também que cidadãos mais esclarecidos tornam-se agentes transformadores das relações familiares e sociais,a equipe de professores do PEJA se viu  entusiasmada a esclarecer a comunidade escolar sobre a importância do ensino nas diversas relações sociais,trabalhando aspectos fundamentais,tais como a conscientização dos responsáveis sobre a importância do acompanhamento escolar dos alunos,capacitando-os para auxilia-los no processo ensino-aprendizagem,melhorando assim o desempenho escolar dos mesmos, dentre outros.


O Cronograma de atividades é amplo;pesquisas , divulgações, reuniões e etc. Tivemos como primeiro evento, um jantar com sorteio de brindes, que foi um sucesso!
E equipe do PEJA da E. M. Rosa da Fonseca,trabalha para que o ensino seja acessível a todos aqueles que por uma ou outra razão , não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular.
ESTAMOS JUNTOS NESSA BATALHA!!! 
EQUIPE DO PEJA DA E.M. ROSA DA FONSECA


    Categoria: 0 comentários | edit post
    Ana
    (Atividade de recuperação de História - turma 1803)

    Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre os Direitos Humanos na escola, nos jornais, no rádio e até mesmo no cinema. Quem não lembra da polêmica discussão sobre o assunto trazida pelo filme Tropa de Elite 2? Mas, afinal, o que são os Direitos Humanos e como as aulas de história sobre a Revolução Francesa podem nos ajudar a pensar sobre isso?


    De forma resumida, a Revolução Francesa foi um movimento político e social que questionava os privilégios da nobreza e do clero e o poder absoluto do Rei. Na época, por volta de 1789, a França enfrentava uma grave crise econômica, e a maioria de trabalhadores do campo e pequenos proprietários carregavamo peso de excessivos impostos. A indústria ainda funcionava de forma artesanal e comércio também enfrentava dificuldades.

    Entre as grandes conquistas do revolucionários está a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, proclamada naquele mesmo ano, assegurando perante a lei o direito à liberdade, à igualdade, à propriedade e de resistência à opressão . Essa declaração, inspirada em algumas idéias defendidas pelos iluministas, serviu de base para a construção de diversas constituições de estados democráticos e a Revolução Francesa inspirou uma série de outros movimentos revolucionários nos séculos seguintes; ela simboliza a luta pelo fim dos privilégios sociais e pela dignidade humana.


    A Liberdade guiando o povo, Eugène Delacroix, 1830.

    Durante o século XX, os diversos conflitos que ganharam destaque no cenário internacional contribuíram para o aprofundamentos das discussões sobre os direitos do homem. Em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelas atrocidades cometidas por exemplo pelo governo nazista, a comunidade internacional mobilizou com objetivo de manter a paz e a segurança entre os países e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Retomando os ideais da Revolução Francesa, o documento serve como guia para se lidar com a questão da dignidade humana, mas não pode ser impostas aos países, funcionada como uma recomendação.


    Se você curtiu o assunto e deseja saber mais (ou está mesmo precisando recuperar a nota de História), continue estudando e pesquise mais sobre o tema para participar das atividades a seguir:

    1) Você acha que os Direitos Humanos ainda são violados no Brasil e no mundo hoje em dia? Pesquise alguns exemplos na internet.

    2) Quem é responsável por fiscalizar que os Direitos Humanos sejam assegurados?

    3) Afinal, os Direitos Humanos são mesmo importantes para a sociedade brasileira atual? Justifique sua opinião.


    Para consultar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada na França em 26 de agosto de 1789:

    http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/tratados/1789homem.htm

    Para consultar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948:

    http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm



    Alexandra Ferreira
    Olá!

    Pra você que vai passar o recesso por aqui, na sua cidade, vou deixar algumas dicas de programações gratuitas ou muito baratas que você pode curtir com seus amigos e/ou com a sua família.


    Os Jogos Mundiais Militares são uma boa pedida para começar a se divertir com qualidade durante o recesso. Abaixo segue o link para você consultar a programação do evento, os locais de competição e a aquisição e distribuição de ingressos. Vale a pena conferir as feras do esporte nos Jogos da Paz do Rio de Janeiro.





    O Museu Nacional de Belas Artes traz pra você uma exposição sobre a animação de grande sucesso Rio. Esta exposição mostra as etapas da criação da animação. Confira! É diversão de qualidade para os que se interessam por Arte. Veja detalhes abaixo.

    Rio: a arte da animação
    A sala Bernardelli do MNBA vai abrigar a exposição Rio: A arte da animação, com um acervo que inclui desde as primeiras páginas do roteiro até o resultado final do filme Rio, um estrondoso sucesso de público. Storyboards, esboços dos personagens e cenários, além de todo processo de montagem computadorizada do filme dirigido pelo carioca Carlos Saldanha estarão à mostra.

    Periodo: de 08 de julho até 04 de setembro de 2011.
    Sala: Bernardelli.





    O CCBB vem com duas programações maravilhosas! Veja só:
    Exposições RJ

    I am a Cliché – Ecos da Estética Punk

    11 Jul a 2 Out Local: Térreo e 2º andar | CCBB RJ Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
    I am a Cliché – Ecos da Estética Punk resgata a gênese plástica do estilo musical que rejeitou o convencional. Com título emprestado de uma composição da banda X-Ray Spex, a exposição reúne o olhar de 12 consagrados artistas sobre o status da imagem e suas metamorfoses dentro da estética punk: Andy Warhol, Artsitein, Bruce Conner, David Lamelas, David Wojnarowicz, Dennis Morris, Destroy All Monsters, Jamie Reid, Linder, Peter Hujar, Robert Mapplethorpe e Stephen Shore, e a coleção de capas de discos de vinil de Thierry Planelle.
    Informações
    Data:De 11 de julho a 2 de outubroClassificação:
    Horário:Terça a domingo, das 9h às 21h
    Local:Térreo e 2º andar | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
    Bilheteria:Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
    Ingressos:Entrada Franca

    Cinema e Vídeo RJ

    Anima Mundi 2011 – 19o. Festival Internacional de Animação do Brasil

    12 Jul a 24 Jul Local: Cinemas I e II, Teatro II, Auditório 4º andar | CCBB RJ Horário: Sexta a domingo
    Maior festival de animação nas Américas e um dos três mais importantes do planeta, o Anima Mundi 2011 traz para o público mais de 400 filmes de animação de todas as partes do mundo, com as mais variadas tendências e formatos. Artistas e produtores internacionais consagrados participam do Papo Animado, ministram workshops e debatem no 6º Anima Forum, seminário profissional que celebra o crescimento da indústria da animação no Brasil. As oficinas gratuitas do Estúdio Aberto trazem novidades comemorando os 19 anos do Festival. Não perca também a exibição das animações vencedoras de Água em Movimento, a primeira edição do Concurso Nacional de Animação para Internet – CCBB, promovido pelo Anima Mundi com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da BRASILCAP. Programação: www.animamundi.com.br
    Informações
    Data:15 a 24 de julhoClassificação: De acordo com o filme
    Horário:Sexta a domingo
    Local:Cinemas I e II, Teatro II, Auditório 4º andar | CCBB-RJ
    Bilheteria:Terça a domingo, das 09h às 20h | Telefones: (11) 3113-3651/52
    Ingressos:R$ 8,00 (meia entrada R$ 4,00)




    Bom recesso e divirta-se!




    Unknown
    Confiram mais uma produção audiovisual da nossa escola. Agora inauguraremos uma série que pretende seguir com as sugestões dos nossos alunos. Assista a Parte 1, com roteiro feito por Ana Beatriz e Victória Sanches, da 1901:



    E aí, como você acha que esta história deve prosseguir? Comente ou fale comigo pessoalmente.

    Abraços do Prof. Rafael.
    Unknown
    Mais uma produção audiovisual da nossa escola, feita uma vez mais com alunos da turma 1901.

    O filme trata da história de uma menina que foi devastada pelas drogas. Confiram!



    Esperamos que mais alunos se interessem pelos vídeos. Atualmente a turma 1701 está escrevendo um roteiro sobre preconceito e o filme deverá ser lançado em breve.

    Abraços,

    Prof. Rafael.
    Unknown
    Navegando pela internet, descobri a história de um Pedreiro, Seu Miguel Batista, que é amante da sétima arte (como também é conhecido o cinema). Miguel tem uma filmografia de dar inveja a muitos cineastas. Veja uma reportagem que ele deu para a TV Cultura:




    Independente de profissão, credo, raça ou qualquer outra distinção, todos somos capazes de fazer Arte. O Seu Miguel é apaixonado por cinema e, mesmo sendo um humilde pedreiro, corre atrás do seu sonho de ser cineasta e faz filmes que concorrem em diversos festivais.

    Agarre as chances que a escola mostra para você! Não perca as oportunidades de mostrar o seu talento.

    Se você gosta de escrever e tem um sonho de fazer um roteiro para cinema, procure a mim, Prof. Rafael, e vamos conversar. Se você tem vontade de ser diretor, cinegrafista, ator, cantor, editor, sonoplasta, dublador, procure a mim também ou a uma das suas professoras de Artes. Nós vamos fazer o máximo para que seu talento aflore.

    Grande abraço a todos!

    Prof. Rafael.
    Juliana Nogueira
    INICIAÇÃO ÀS DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
    Por : Darlan Matias Guilherme Fassini.Laryssa Carvalho Vitória Torres

    Turma : 1.902



    Hoje em dia está muito fácil encontrar jovens,adultos e até crianças,dependentes do uso de drogas ,que podem trazer consequências prejudiciais à saúde.
    Os usuários muitas vezes são influenciados por “amigos”,alguns desses usam para não ficarem fora da turma de amigos que os desafiam falando que a pessoa não tem coragem de provar da droga. Usam até mesmo para não serem motivo de “chacota”.
    Também tem aqueles que usam pelo simples motivo de querer atenção principalmente dos pais. São aquelas pessoas que têm a cabeça vazia,sem conhecimento do que as drogas podem trazer pra vida.Umas também usam as drogas por problemas emocionais;querem escapar disso sendo usuários; mas isso pode trazer graves conseqüências, como por exemplo:mudanças profundas no sistema nervoso central,
    podem levar à morte por depressão,overdose,e até suicídio.
          E quando o usuário começa e não quer mais parar !Isso não traz sofrimento apenas para os usuários mas principalmente para os pais e familiares.Tem vários depoimentos de mães e familiares que falam o quanto sofrem com isso,os filhos chegam a vender os movéis ou objetos pessoais para comprar as drogas.

    Vença as drogas,dê uma chance a vida !

    Exemplo de atriz famosa que assumiu o uso de drogas:

    Alguns famosos que aparentam ter a carreira perfeita,a vida perfeita, infelizmente caem nesse “mundo” das drogas e acabam com suas vidas.As propostas de trabalhos  desaparecem,também diminuem alguns fãs.
    Um caso conhecido é o da atriz Lindsay Lohan ,que admitiu ser viciada em álcool e drogas.
    O comunicado foi o seguinte  : "Está claro para mim que a minha vida se tornou completamente incontrolável porque eu sou viciada em álcool e drogas.”

    Lindsay Lohan supostamente antes do vicio em drogas e álcool


    Lindsay Lohan após o uso de álcool e drogas




    Algumas alternativas para fugir do uso de drogas

    *Fazer um esporte

    *Ou ainda algum tipo de arte:

    Dança

    Teatro



     Graffiti
      

    Música


     Ocupar a cabeça com coisas positivas é um bom meio de se manter fora do uso de drogas. Experimente você também !!!

    F I M
    Unknown
    Você sabe falar inglês? Entende bem o idioma? Interessa-se por Matemática?


    Venho aqui para dar uma dica bacana sobre estudar Matemática via internet. Um site muito bacana desenvolvido por um americano de origem indiana, a Khan Academy: http://www.khanacademy.org/

    Eles têm um acervo gigantesco de vídeos no YouTube, que também estão disponibilizados no website deles. Ainda no site há uma espécie de escola virtual, onde você pode estudar e acompanhar seu desenvolvimento na disciplina. Para isso basta fazer o login no site deles através da sua conta do Facebook. Tudo gratuito. Tudo de excelente qualidade!

    A Educopédia vem traduzindo periodicamente os vídeos da Khan Academy para colocar no ar em breve. É mais uma ferramenta poderosa na tentativa de melhorar o Ensino de Matemática no Rio de Janeiro e, por que não, no Brasil. As oportunidades são dadas. Cabe aos nossos alunos abraçá-las com toda a força e, assim, conseguirem melhorar o desempenho nas avaliações e também crescer intelectualmente em busca de um futuro melhor.

    Eu faço algo parecido, em escala menor por causa do tempo e dos recursos financeiros, no meu Canal de Matemática do YouTube, o Matemática Rio: http://www.youtube.com/matematicario

    Não quero me tornar uma enciclopédia de Matemática, mas apenas ajudar aos meus alunos e a outros alunos do Brasil a aprenderem melhor e mais sobre a Matemática.

    Abraços do Prof. Rafael.
    Alexandra Ferreira

    Atendendo aos inúmeros pedidos dos meus curiosos alunos, segue mais um quiz de conhecimentos de História da Arte. Pesquisem da Internet ou do seu material de Artes e respondam as perguntas abaixo: Divirtam-se!

    1 - Que nome recebeu a estatueta Pré-Histórica que foi encontrada em uma caverna na Áustria e encontra-se exposta no Museu de História Natural de Viena?


    2 - Identificada com a deusa Vitória dos romanos, não a criadora da vitória, mas sim a responsável por entregá-la ao vitorioso. Normalmente era representada com outros deuses portadores da vitória, principalmente Zeus e Atena, em uma forma alada, portando atributos como um ramo de palmeira ou uma guirlanda. Esta belíssima escultura de Niké encontra-se hoje em um importante museu na Europa. Que museu é esse?


    3 - Técnica que floresceu na Europa durante a Idade Média e foi amplamente utilizada na ornamentação de igrejas e catedrais. O efeito da luz solar que por eles penetra, confere uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.


    4 - Nome do artista que pintou o importante quadro do Renascimento Italiano, O Nascimento de Vênus.


    5 - Nome do artista que pintou a Mona Lisa 1503 – 1507.

    Categoria: 43 comentários | edit post
    Unknown
    Secretária de Educação Claudia Costin na Sala dos Professores

    Na quarta-feira, 29 de junho de 2011, o dia estava ensolarado. Foi neste dia que, com muito orgulho, recebemos a ilustre visita da nossa Secretária de Educação, Claudia Costin, à nossa Unidade Escolar.

    Aceitando um convite feito pelo Prof. Rafael, a Secretária chegou à Rosa da Fonseca acompanhada por outros representantes da SME e da 8ª CRE. Sentamos todos à mesa da Sala dos Professores e começamos a conversar agradavelmente sobre algumas questões da nossa escola e angústias pelas quais passamos até mesmo em outras escolas. A Secretária, sempre muito agradável e tranquila, nos passou toda a confiança do mundo. A Profª Patricia Nogueira, Coordenadora Pedagógica da Rosa da Fonseca, falou bonito quando disse que os melhores professores da rede municipal estavam lotados na nossa escola.

    Coordenadora Pedagógica Patricia conversando com a Secretária

    Depois da conversa a Secretária teve contato com os alunos formados no pátio da escola e pôde conversar diretamente com eles sobre acreditar nos sonhos e sempre ter o foco no futuro. Ao 9º ano foi alertado a importância da Prova Brasil em novembro.





    Seguimos então para a Sala de Vídeo, onde apresentamos à Claudia Costin o nosso mais novo lançamento cinematográfico, o curta-metragem de 9 minutos "Chega de Bullying - Versão Estendida", com a presença de toda a turma 1901, responsável pelo filme. O final da exibição mostrou o quão orgulhosa a Secretária ficou do resultado do nosso curta, pois ela mostrou interesse em passar o vídeo em todas as outras escolas da rede, o que nos deixou muito orgulhosos.

    Secretária conversando com nossos alunos

    Foi um dia excelente, de muita boa conversa e de excelentes perspectivas para o futuro da nossa escola, que está prestes a se tornar centenária.

    Parabéns a todos os alunos e funcionários da Escola Municipal Rosa da Fonseca, que fazem daquele lugar uma segunda casa para nós. Ali não é considerado um lugar de trabalho, mas sim de convívio social e de produção de conhecimento. Adoramos estar ali e sentimos falta uns dos outros. Realmente, é uma escola diferenciada.

    Grande abraço do Prof. Rafael, mais um orgulhoso representante da Escola Municipal Rosa da Fonseca.