Unknown
Talvez este tenha sido Bhaskara

Bhaskara Akaria foi um matemático indiano que viveu no século XII, portanto há mais ou menos 900 anos atrás. Ele é o responsável pela descoberta da famosa Fórmula de Bhaskara, que resolve toda e qualquer equação do 2º grau (também conhecida como equação quadrática).

Famosa Fórmula de Bhaskara

O Professor Rafael Procopio, ou seja eu, tem um canal no YouTube chamado Matemática Rio, onde ele trata dos mais diversos temas da Matemática, tanto em nível fundamental quanto em nível médio e superior. O canal ainda é acanhado, tem apenas 15 vídeos (informação do dia 05/05/2011), mas há projetos para se atualizar o canal com mais frequência a partir do mês de maio/2011.

Um dos vídeos do Professor Rafael trata da Fórmula de Bhaskara. Para os alunos interessados em Matemática, segue abaixo as duas partes do vídeo que tratam da demonstração da famosa fórmula, mostrando que ela não cai do céu e nem apareceu na cabeça do Bhaskara do nada. A fórmula foi, sim, desenvolvida matematicamente a partir da forma geral de uma equação do 2º grau.

Parte 1:







Parte 2:







Espero que os vídeos ajudem aos alunos da E. M. Rosa da Fonseca e também a todos os alunos do Brasil que tenham alguma dificuldade em assimilar os conteúdos da Rainha das Ciências.

Grande abraço do Prof. Rafael Helicóptero... Ops! Prof. Rafael Procopio. :)

Como um plus, uma musiquinha feita por um Professor de Matemática de Goiânia (GO), para ajudar a entender e memorizar a Fórmula de Bhaskara. Muito legal. Confiram:



Categoria: edit post
0 Responses

Postar um comentário