Unknown
Olá, galera!

Esse post é direcionado especialmente às minhas turmas, a saber: 1701, 1802, 1804, 1901 e 1903. Mas também deverá servir à todas as outras turmas da Rosa da Fonseca.

Eu sei que na idade de vocês a gente quer mais é zoar e curtir. Também já tive essa idade. Apesar de sempre ter sido uma criança / adolescente tranquilo, sempre na minha, também gostava de zoar e de vez em quando era repreendido pelos meus professores. O que vocês precisam saber é que sempre há tempo para se fazer tudo. E vocês têm que respeitar esse tempo se quiserem se dar bem.

O relógio infinito

Em todas as minhas aulas há momentos em que eu deixo a turma conversar sem problemas. Quando eu consigo dar a minha aula e sobra uns 10 minutinhos, eu mesmo digo que vocês podem conversar. Mas enquanto estou explicando a matéria, gosto de silêncio total e concentração absoluta. Não dá para aprender Matemática sem concentração e foco na aula.

Principalmente o 7º e o 9º anos, que têm 6 tempos de Matemática, devem ter atenção especial ao tempo de aprender. Não joguem fora esta oportunidade única na vida de vocês de extraírem o que os seus professores têm de melhor. Perguntem, tirem suas dúvidas sempre! É assim que o mundo gira. Até o maior dos filósofos, Sócrates, disse certa vez, em tom paradoxal: "Tudo que sei é que nada sei". Parem e reflitam sobre essa sábia frase do filósofo grego. Duvidem de tudo, sempre. Nunca se deem por satisfeito com as informações que seus professores passam e corram atrás da curiosidade que habitam as suas cabeças. Ser curioso é fundamental.

Sócrates: filósofo grego
Eu estou tentando modificar a maneira de ensinar Matemática nas minhas aulas, fazendo uso de diversas tecnologias diferentes, entre o meu Canal Matemática Rio, o Blog da Escola Rosa da Fonseca, o uso do computador e outras mídias durante as minhas aulas. Mas isso só será possível se os meus alunos quiserem e estiverem afim. Se não há interesse do aluno, não haverá também interesse do professor. Um professor só é bom se o seu aluno também for e sempre exigir dele o máximo. Extraiam o máximo de conhecimento dos seus professores, pois são todos pessoas experientes e que sabem daquilo que estão ensinando.

Quero aproveitar o espaço e parabenizar imensamente à turma 1903 por ter se comportado exemplarmente durante a aula de hoje (12/05/2011), quando resolvi alguns exercícios de Equação do 2º Grau com o auxílio luxuoso de uma mesa digitalizadora e também do projetor, na sala de vídeo. Igualmente parabenizo à turma 1701 pelo excelente desempenho em Matemática no 1º bimestre de 2011. As notas foram muito boas e espero que melhorem ainda mais, já que agora temos 6 tempos por semana.

Todas as outras turmas têm que correr atrás do prejuízo, pois ainda há tempo de se recuperar. Estamos somente começando o 2º bimestre, temos muita coisa ainda pela frente. Sigam estudando, sempre! Deixo um vídeo da música "O Estudante e o Lixeiro".







Grande abraço,

Prof. Rafael Procopio (ou Helicóptero?).
1 Response
  1. victoria Says:

    Caraca,depois dessa eu vou ficar quietinha na sala de matematica :D


Postar um comentário