Ana

Os alunos do 9° ano estão fazendo uma pesquisa muito interessante sobre literatura de cordel, nas aulas de história. Em breve farão uma exposição para mostrar esse trabalho a toda comunidade escolar, fique ligado!
O cordel é um tipo de literatura popular que se difundiu no Brasil principalmente a partir da segunda metade do século XIX, especialmente no nordeste. Os folhetos eram vendidos nas feiras e serviam para o divertimento, mas também eram fonte de informação para a população, alfabetizada ou não. Falando sobre os mais variados temas do cotidiano, como histórias de amor, aventuras e questões políticas, o cordel é uma expressão poética marcada pela oralidade.
Na escola, o cordel pode nos ajudar a compreender melhor a sociedade brasileira do passado, fornecendo informações sobre o modo de vida das pessoas e suas preocupações cotidianas, assim como incentivar o debate sobre temas como cidadania, solidariedade, preconceito e ética. Além disso, a história do cordel pode nos dar algumas pistas sobre a própria história da educação no Brasil.
Categoria: edit post
6 Responses
  1. Olá, amiga!
    Entrando no clima da literatura de cordel que está pairando pelo blog, gostaria de dizer que eu tenho um livro de literatura de cordel dedicado às ciências. E se você quiser, posso disponibilizar.
    Estou adorando o que estou vendo aqui.

    Beijos, Angélica


  2. Carolzinhaaaaaaaaaaaaaaaa !!!
    Orgulho da Titia.
    Você deve imaginar a alegria com que estou vendo esse blog nascer.
    Vamos divulgar isso aqui com urgência para termos muuuuuuuuuuuuuuuuuitas crianças visitando.
    S2


  3. Ana Says:

    Angélica, adorei sua contribuição, vou confessar que quando pensei no projeto do cordel, não pensei que poderia envolver também a matéria de ciências... melhor ainda, ótima surpresa!
    Beijinhos,
    Carol


  4. Carolllllllllll,
    Estou babando com seu Projeto.
    Acreditar nas crianças e criar oportunidades para que exercitem seu poder de criação são estratégias que certamente trazem grandes resultados.
    Tudo que você faz tem cheiro de sucesso.Bjs
    Pat


  5. Unknown Says:

    Esse projeto da Carol tem que ser levado ao conhecimento da CRE. Muito bom! Seria legal se conseguíssemos trabalhar xilogravura em Artes e, em Matemática, fazer as xilos no estilo do M. C. Escher.



Postar um comentário